
O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) participou do 9º Congresso da Fenametro, no Sindicato dos Metroviários, no bairro Tatuapé, em São Paulo, para discutir os direitos dos metroviários, a luta contra as privatizações e firmar seu compromisso com a categoria. O evento discutiu o direito de greve e a luta contra as privatizações no setor de transporte público, tema de grande relevância diante da crescente pressão por privatizações nos serviços de metrô e trens no país.
Metroviário e militante sindical, Zarattini destacou a recente decisão da Justiça de São Paulo de aplicar multa contra o Sindicato dos Metroviários por realizar uma greve que foi, posteriormente, considerada legal pela Justiça do Trabalho. “Essa ação foi movida pelo Governo de São Paulo é absurda, é uma forma de tentar impedir o trabalhador de reivindicar. Estou trabalhando para que o processo seja extinto e que possamos avançar na luta dos trabalhadores”, afirmou.
“Tenho uma história nessa categoria e não abandono os trabalhadores. Estou aqui reforçando o meu compromisso com a defesa dos direitos dos metroviários. Podem contar comigo sempre”, reforçou o parlamentar no seu discurso.
O 9º Congresso da Fenametro contou com a presença de metroferroviários de todo o Brasil, incluindo delegações dos Sindicatos dos Metroviários de Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL) também esteve representada, reforçando a importância da mobilização nacional em torno dos direitos dos trabalhadores do setor.
Assista: