Sistema de controle de alunos por IA é a melhor alternativa à segurança armada, diz Zarattini

Parlamentar esteve na inauguração do projeto piloto da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Tetsu Chinone, em São Roque

16 dez 2024, 17:58 Tempo de leitura: 1 minuto, 21 segundos
Sistema de controle de alunos por IA é a melhor alternativa à segurança armada, diz Zarattini

O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) aprovou o sistema de segurança e controle de frequência inaugurado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Tetsu Chinone, em São Roque, na última sexta-feira (13), e defendeu que o modelo seja referência para outras escolas do Estado de São Paulo. Zarattini esteve na cerimônia de inauguração ao lado do prefeito Guto Issa, do vice-prefeito Osmar Henrique Boccato e do vereador Julio Mariano.

Para o parlamentar, o uso da inteligência artificial é uma alternativa segura e eficaz ao recurso da força armada. “Escola não é lugar de polícia nem de segurança armada. O sistema tecnológico instalado em São Roque mostra outro caminho mais eficaz para garantir a segurança da comunidade escolar”, observou o deputado.

O sistema é composto por pequenos painéis que fazem o reconhecimento facial dos alunos na entrada e saída da escola. Além de comunicar aos pais a frequência escolar dos estudantes, a tecnologia vai indicar, por exemplo, a quantidade de merenda a ser feita no dia baseada na quantidade de estudantes presentes. “A escola e o município ainda têm este outro ganho que é o controle mais eficiente da merenda, evitando desperdício de alimentos e gastos desnecessários”.

Em 2024, Zarattini destinou mais de R$ 5,8 milhões em emendas federais para a saúde e a educação de São Roque. Após o evento, ele visitou entidades com as quais mantém uma relação política, inclusive para verificar o andamento de obras realizadas com recursos de emendas parlamentares enviadas ao município.