Na última edição do podcast Papo Reto, o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) recebeu a vereadora reeleita por São Paulo Luna Zarattini (PT), a mais bem votada da história do PT e a sétima na cidade. No encontro, eles debateram questões que afetam a população paulistana e alertaram sobre os riscos de uma possível reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB) no segundo turno das eleições. A vereadora ressaltou a insatisfação da população em relação aos serviços públicos na cidade, especialmente nas áreas de saúde e mobilidade, que afetam diretamente a população de baixa renda.
Já Carlos Zarattini destacou que a aliança de Nunes com figuras da extrema direita como o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o ex-presidente Jair Bolsonaro podem causar ainda mais prejuízos à população paulistana, já que o atual prefeito pode se ver obrigado a aceitar acordos com o bolsonarismo em troca de apoio político. “É bom que as pessoas se alertem, especialmente os professores, porque a Secretaria de Educação foi reivindicada pelo bolsonarismo”.
Ao comentar o tema, Luna alertou sobre os riscos da precarização da educação pública. “Sabemos que eles têm um projeto de privatização da educação, que vai atacar até o fim os direitos dos professores. Então, esqueçam essa questão de educação pública, porque eles vão atacar até o fim, precarizando para tentar diminuir os direitos”.
Luna destacou ainda a insatisfação da população com a gestão atual. “Ninguém aguenta mais o Nunes na prefeitura. Tem muitas reclamações na área da saúde, mobilidade, transporte, filas para exames e consultas, além da falta de remédio. Então, existe uma sensação de insatisfação da população e a mudança só pode ser feita com o nosso candidato Guilherme Boulos e Marta Suplicy”, afirmou.
Privatizações em São Paulo: Luna, que lutou contra a privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) na Câmara Municipal, criticou os programas de privatização de serviços essenciais do governador Tarcísio e defendeu a estatização para garantir a qualidade dos serviços, especialmente nas periferias. A vereadora usou como exemplo de péssima gestão a Enel. “A privatização faz muito mal para o povo. A Enel foi privatizada e, com isso, vimos o jogo de empurra entre a prefeitura e a empresa sobre a responsabilidade pelos serviços de poda que causaram o apagão”, disse.
Zarattini também criticou o acordo de Nunes com a Sabesp, a empresa receberá R$ 455 milhões da prefeitura envolvendo precatórios. “Os acordos de precatórios costumam levar anos para serem pagos, mas dessa vez Ricardo Nunes vai pagar quase meio bilhão à Sabesp. Na véspera da eleição, é um verdadeiro absurdo”, declarou. “É o dinheiro do povo indo para algo que é contra o povo, que é a privatização”, completou a vereadora Luna.
Propostas de Boulos: Zarattini reforçou a importância de um governo democrático popular e ressaltou a importância de iniciativas como o financiamento a juros baixos para microempresas e taxistas, uma medida lançada recentemente pelo governo Lula. “Agora, é hora da gente reafirmar o nosso projeto que abre espaço para as pessoas, para os jovens, para os trabalhadores, para os empreendedores. Se alguém quer apostar no crescimento econômico, aposta no Boulos”, afirmou o parlamentar.
Luna falou sobre as principais propostas do plano de governo de Guilherme Boulos focadas em resolver problemas que a população enfrenta cotidianamente, como melhorar o acesso a serviços de saúde, garantir moradia e educação de qualidade. “Boulos vai voltar com a construção dos Centros Educacionais Unificados, são 22 novos CEUs espalhados por São Paulo. Além de propostas de regularização fundiária que vai garantir o título de propriedade de imóveis para mais de 250 mil famílias. São propostas que realmente mudam a vida das pessoas”, afirmou.
Assista ao episódio na íntegra: