Em entrevista, Zarattini critica interferência de big techs estrangeiras nas eleições

As crescentes polêmicas envolvendo o empresário Elon Musk com a justiça brasileira, a crescente proliferação de disseminação de ódio nas redes sociais e o acirramento da disputa eleitoral em São Paulo foram os temas centrais do novo episódio do podcast "Papo Reto"

6 set 2024, 10:30 Tempo de leitura: 2 minutos, 23 segundos
Em entrevista, Zarattini critica interferência de big techs estrangeiras nas eleições

As crescentes polêmicas envolvendo o empresário Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), com a justiça brasileira, a crescente proliferação de disseminação de ódio nas redes sociais e o acirramento da disputa eleitoral em São Paulo foram os temas centrais do 28º episódio do podcast “Papo Reto” com o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) e o ativista político e escritor José Luís Del Roio. Eles conversaram também sobre a importância de defender a soberania nacional diante da crescente influência de empresas estrangeiras, as big techs, no país.

Na entrevista, Del Roio destacou que as grandes empresas de tecnologia, as big techs, têm interesse em desarticular o país e favorecer políticos com discursos extremistas nas redes sociais. Zarattini citou o exemplo de Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter) e da empresa de internet via satélite Starlink. Na avaliação do parlamentar, Musk frequentemente desafia a justiça brasileira e se recusa a colaborar com as investigações no inquérito das fake news no Supremo Tribunal Federal, que investiga perfis que disseminam conteúdos falsos e discursos de ódio.

Zarattini mencionou o apoio de Elon Musk às manifestações bolsonaristas marcadas para o dia 7 de setembro. “O dono do X, o Elon Musk, está trabalhando na convocação do 7 de setembro, por exemplo. É lógico as bigs techs tem certo interesse em desarticular o país”, afirmou o deputado, destacando a necessidade de proteger a soberania nacional contra influências externas que possam comprometer a democracia.

Del Roio alertou sobre os riscos que a dependência tecnológica representa para o Brasil, particularmente para as Forças Armadas, que hoje utilizam a tecnologia da Starlink, de propriedade de Musk. “Se a Starlink for desativada, grande parte das nossas Forças Armadas pararia, porque dependem dessa tecnologia externa”, enfatizou.

Disputa eleitoral e populismo em São Paulo: A entrevista também abordou a disputa eleitoral para a prefeitura de São Paulo, com foco na ascensão de influenciadores digitais e discursos populistas. Zarattini comentou sobre o crescimento de figuras como Pablo Marçal, influenciador digital e candidato à prefeitura, que tem utilizado as redes sociais para impulsionar sua candidatura, sem apresentar propostas concretas para o futuro da cidade.

“Estamos vendo um fenômeno aqui em São Paulo: Ricardo Nunes tentou se associar ao bolsonarismo, mas agora surgiu Pablo Marçal, um verdadeiro bolsonarista e influenciador, parte dessa nova categoria que vem ganhando espaço e está puxando os votos do bolsonarismo”, observou Zarattini.

Del Roio comparou o estilo de Marçal a figuras históricas como Jânio Quadros, que utilizava os meios de comunicação de sua época para se promover, criando símbolos populares como a famosa vassoura, que prometia “varrer” a corrupção.

Assista: