O Brasil tem hoje oito mil escolas públicas que não contam com acesso à água potável. Isso representa 1,3 milhão de alunos nesta condição. Diante desse cenário, o deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP) apresentou projeto “Água Pura para Todos” para garantir a compra de purificadores portáteis de água. Os equipamentos funcionam como uma “estação de tratamento portátil” e tem baixo custo.
O parlamentar já conseguiu apoio do Ministério da Educação, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e o compromisso do relator senador Confúcio Moura (MDB-RO), relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025 pela Comissão Mista de Orçamento, de estudar a inclusão de emenda disponibilizando recursos para o programa.
Segundo o parlamentar, a ideia é garantir recursos na LDO e por meio de emendas parlamentares individuais. “A minha intenção é seguir lutando para que até 2024 nenhuma escola enfrente esse desafio de acesso à água potável. Isso vai significar melhora na saúde e até no aprendizado das nossas crianças”.
Economia – Em algumas regiões, o Ministério da Educação repassa recursos para a compra de galões de água. Com a compra do equipamento, a verba poderá ser usada para melhorar a qualidade da merenda escolar e a manutenção das unidades. Hoje, três de cada quatro das escolas sem água potável estão localizadas em áreas rurais.
Veja vídeo: