O Brasil está sediando a maior feira de defesa e segurança da América Latina, Laad Defence & Security (LAAD 2023). O evento iniciou na terça-feira, 11, no Rio de Janeiro. O vice-líder do governo no Congresso Nacional, Carlos Zarattini (PT-SP), participou da abertura oficial da feira, acompanhando o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro e o comandante do Exército Brasileiro, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva.
Zarattini está no seu quinto mandato consecutivo como deputado federal e tem longa trajetória na área de defesa. O parlamentar defende mais investimentos em projetos estratégicos e na indústria de defesa. “A LAAD tem se consolidado ao longo dos anos como um dos maiores encontros das indústrias que têm atuação na área de defesa e segurança. A feira estimula a realização de negócios e contribui de forma direta para o fortalecimento da indústria nacional de defesa, gerando emprego e renda”, afirmou.
O Ministério da Defesa e as Forças Armadas estão com estandes na feira apresentando seus projetos estratégicos da área de defesa e segurança, como aeronaves, mísseis, submarinos e blindados. Ainda durante a exposição, será realizada a apresentação de painéis temáticos com foco no desenvolvimento da Base Industrial de Defesa (BID), responsável, atualmente, por cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geração de 2,9 milhões de empregos.
A LAAD chega a sua 13º edição e neste ano, aproximadamente 70 países credenciaram-se para participar do evento com suas comitivas, segundo dados do Ministério da Defesa. Entre eles, Alemanha, Bolívia, Estados Unidos, Coréia do Sul, França, Holanda, Portugal, Peru e Reino Unido. Ao longo dos quatro dias de feira ocorrerão reuniões bilaterais entre as autoridades de diferentes países.
Paralelo à feira, ocorre o X Simpósio Internacional de Logística Militar, organizado pelo Ministério da Defesa, exclusivo para oficiais e alunos das Escolas Militares das Forças Armadas.