Deputado Zarattini une força com moradores contra projeto de concessão da Rodovia Raposo Tavares

Projeto de concessão da Rodovia Raposo Tavares prevê instalação de 6 pedágios, mais trânsito nos bairros residenciais e degradação ambiental

29 abr 2024, 14:33 Tempo de leitura: 1 minuto, 40 segundos
Deputado Zarattini une força com moradores contra projeto de concessão da Rodovia Raposo Tavares
Foto: Adriano Vizoni/Folhapress

O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) criticou a proposta de concessão da Rodovia Raposo Tavares apresentada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. O parlamentar lançou um abaixo-assinado que busca reunir apoio popular para pressionar a suspensão do projeto.

Segundo Zarattini, além do aumento no custo de vida dos usuários com a instalação de 6 (seis) pedágios entre os quilômetros 11 e 39 da rodovia (da Capital até Cotia), o projeto vai causar inúmeros prejuízos para o meio ambiente na região, impactando vários bairros residenciais como Instituto Previdência. Com isso, a mudança pode até ajudar a tirar o trânsito da Rodovia, mas vai jogar mais fluxo para a zona oeste da cidade.

A proposta apresentada pelo governador prevê a ampliação do trecho da zona urbana invadindo áreas residenciais e zonas de preservação, que poderá resultar na remoção de árvores e vegetações, além da desapropriação de moradores e comerciantes. Zarattini que é morador do Butantã alertou sobre os impactos na região. “Essa proposta é totalmente estapafúrdia. O trânsito ficará mais caótico nos bairros residenciais”.

Zarattini criticou a decisão do governador que mais uma vez prioriza o transporte individual e lucro das concessionárias em detrimento de investimentos em transporte público e corredores de ônibus. “Os moradores não foram consultados. Tarcísio prova que não conhece São Paulo com essa proposta descabida que só vai trazer mais transtornos e custos à população”, explicou.

Mobilidade urbana: A falta de projetos que amplie o acesso a transporte público na região entre Cotia e a capital também foi criticada pelo deputado federal. “O governador deveria investir em transporte público. Cadê o projeto de metrô, cadê corredores de ônibus? Ao invés de ampliar o acesso das pessoas ao transporte coletivo, vamos ampliar faixas para mais carros. É um absurdo sem precedentes”.

Assine aqui o abaixo-assinado.