Democracia Sempre:  50 anos da Revolução dos Cravos em Portugal precisa ser lembrada no Brasil

No décimo episódio do Podcast Papo Reto o tema em foco foi a comemoração dos 50 anos da Revolução dos Cravos em Portugal.

26 abr 2024, 11:29 Tempo de leitura: 3 minutos, 33 segundos
Democracia Sempre:  50 anos da Revolução dos Cravos em Portugal precisa ser lembrada no Brasil

No décimo episódio do Podcast Papo Reto que é apresentado pelo deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP), o tema em foco foi a comemoração dos 50 anos da Revolução dos Cravos em Portugal e o convidado da semana foi Fernando Guimarães, diretor da Casa de Portugal de São Paulo.

A Revolução dos Cravos foi um evento histórico que ocorreu em Portugal no dia 25 de abril de 1974, marcando o fim de 48 anos de ditadura sob o regime do Estado Novo, liderada por António de Oliveira Salazar. A revolução levou à implementação da democracia, com eleições livres e o início da descolonização das colônias portuguesas na África.

A Revolução dos Cravos teve início na madrugada quando as forças militares insatisfeitas com o regime ditatorial em Portugal organizaram uma operação para derrubar o governo. O sinal para o início da revolução foi dado pelas rádios com a transmissão de duas músicas: “E depois do adeus”, de Paulo de Carvalho, e “Grândola, Vila Morena”, de Zeca Afonso, que serviram como senha para alertar a população de que o processo revolucionário estava em andamento.

Zarattini destacou a importância da data para a história de Portugal e do mundo, ressaltando que a queda da ditadura salazarista trouxe esperança à luta democrática no Brasil, que na época enfrentava a ditadura militar do golpe de 1964. “Em 1974, eu já estava na luta participando do movimento secundarista e me lembro que em abril deste ano essa revolução nos deu uma grande alegria, um grande alento aqui no Brasil porque a gente viu quebrar uma das ditaduras mais ferozes do mundo”, explicou o parlamentar. 

Fernando Guimarães, filho de pai português e mãe brasileira, compartilhou suas perspectivas sobre o impacto da revolução em sua própria família, que migrou para o Brasil para escapar do regime salazarista e evitar convocações para as guerras na África. “Meu pai migrou para o Brasil com 17 anos. Chegou aqui em 1963 e quase todos os meus familiares vieram pra cá. Então, teve um processo de imigração que era fruto um pouco da vontade de sair daquele regime e evitar, inclusive o processo de convocações que tinham para a luta na África contra os movimentos de descolonização”, disse.

Fernando falou também sobre as características do período salazarista marcado por uma política colonialista e semelhante a regimes fascistas da época. “O lema do governo de Salazar era Deus, pátria, família. Portugal sob o governo de Salazar era um país que o povo não tinha acesso a estudo, 25% da população era analfabeta, a população vivia sob o medo da repressão da Polícia Internacional e da Defesa do Estado (PIDE)”, explicou. 

Durante o programa, Zarattini lembrou a recente declaração de Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal, onde pela primeira vez um chefe de Estado do país reconheceu os crimes cometidos durante a colonização. Marcelo declarou publicamente que Portugal deve reparação ao Brasil pela colonização e pela escravidão. “Rebelo reconheceu a responsabilidade de Portugal e essa decisão é importantíssima”, afirmou.

O convidado

Fernando Guimarães é diretor da Casa de Portugal de São Paulo e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável da Presidência da República.

Ele coordena o ‘Direitos Já!’ Fórum pela Democracia, uma iniciativa que reúne partidos políticos e lideranças civis em defesa da democracia. Guimarães também ocupa cargos de liderança no Partido Socialista Brasileiro (PSB) e atua como diretor de Políticas Públicas na Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo. 

O podcast

O Podcast Papo Reto com Zarattini é um programa de entrevistas semanal transmitido via Youtube todas as quintas-feiras, a partir das 20 horas.

O programa é apresentado pelo deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) com o intuito de tratar de política de uma forma diferente, debatendo assuntos de grande impacto social de forma simples e direta.

Assista ao episódio na íntegra: