Zarattini critica posição do Banco Central em conter corte dos juros após melhora da economia

O Banco Central considerou a queda no desemprego e a atividade econômica fortalecida como ameaça à economia do país, conforme ata do Copom. 

27 mar 2024, 15:05 Tempo de leitura: 1 minuto, 10 segundos
Zarattini critica posição do Banco Central em conter corte dos juros após melhora da economia

Em vídeo publicado nas redes sociais, o deputado federal Carlos Zarattini criticou a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) de conter o ritmo de cortes de juros básicos. O Banco Central, presidido por Roberto Campos Neto, indicação do ex-presidente Jair Bolsonaro, considerou a queda no desemprego e a atividade econômica fortalecida como ameaça à economia do país, conforme ata do Copom. 

“Neste momento em que a economia está crescendo, o emprego está melhorando e a massa salarial aumentando, coisas que são boas para a população, Roberto Campos Neto considera ruim para a economia e diz que vai manter os juros altos porque o brasileiro está vivendo melhor. Nós não podemos aceitar esse tipo de política”, declarou o parlamentar.

Zarattini, declarou que a decisão do Banco Central de atrasar os cortes de juros básicos prejudica a renda e o custo de vida das famílias brasileiras. A Selic, taxa básica de juros, influencia as outras taxas de juros do país, como financiamentos e empréstimos e é o principal instrumento para controle da inflação. “Segundo o BC, o Brasil está condenado a ser um país de renda concentrada e desemprego alto. Chega desse absurdo!”, disse.

Assista o vídeo.