Podcast Papo Reto: Zarattini defende ações para combater o racismo e o feminicídio

No quinto episódio do Podcast Papo Reto, o deputado federal, Carlos Zarattini, recebeu Claudete Alves, professora, sindicalista, escritora e presidente do Sindicato da Educação Infantil (Sedin)

8 mar 2024, 14:48 Tempo de leitura: 2 minutos, 49 segundos
Podcast Papo Reto: Zarattini defende ações para combater o racismo e o feminicídio

No quinto episódio do Podcast Papo Reto, o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) recebeu Claudete Alves, professora, sindicalista, escritora e presidente do Sindicato da Educação Infantil (Sedin), para uma conversa sobre os desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade e as políticas de combate ao racismo no Brasil. 

O programa abordou a urgência em se adotar políticas públicas mais eficazes no combate ao feminicídio e apontou o aumento da violência que atingiu níveis alarmantes em 2023, com 1.463 mortes de mulheres, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. São Paulo foi o Estado que mais registrou casos de feminicídio no último ano.

Claudete destacou a necessidade de medidas efetivas para interromper a violência de gênero como adoção de medidas como a Patrulha Maria da Penha. “Mesmo com avanços, ainda há insuficiências nas políticas públicas, e a gente precisa dedicar mais tempo para pensar em como evitar que mulheres morram só por serem mulheres, principalmente em casos onde os próprios parceiros são os agressores, que veem suas companheiras como propriedade”, afirmou Claudete. 

Zarattini pontuou que a facilitação do porte de armas pode ser um dos agentes contribuidores para o aumento dos casos de feminicídio no Brasil. “O governo Bolsonaro incentivou a violência sim. Ele promoveu a venda de armas e munições e facilitou o acesso para as pessoas. Agora uma pessoa violenta tem acesso livre a armas, o que é muito perigoso”, disse o parlamentar. 

RACISMO: Claudete também mencionou o desafio do combate ao racismo estrutural no país e ressaltou a importância de alianças e da mobilização social para enfrentar essa realidade complexa, elogiando o trabalho do deputado Zarattini na luta pela prorrogação da Lei de Cotas, uma medida crucial para promover a igualdade de oportunidades. “O Zarattini foi um dos primeiros parlamentares que se preocupou com a validade da Lei de Cotas e lutou para garantir sua renovação. O combate ao racismo estrutural é uma tarefa da sociedade e nós precisamos de aliados nessa luta”, disse.

Durante a entrevista, Carlos Zarattini também destacou o crescimento da representatividade de mulheres negras no Congresso Nacional, fundamental para avançar no debate de políticas de igualdade de gênero e igualdade racial. “Temos agora várias deputadas federais negras e jovens, tanto na bancada do PT como em outras bancadas, que estão mudando a correlação de forças. Ainda são poucas, mas suficientes para ter voz, para ter vez e para batalhar por mudanças”, afirmou o deputado.

A convidada

Claudete Alves é formada em Pedagogia com Especialização em Administração Escolar, Mestre em Ciências Sociais pela PUC/SP. É a autora da lei 13.707/03 que instituiu o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, como feriado na cidade de São Paulo.

Filiada ao Partido dos Trabalhadores desde 1983, foi vereadora pela cidade de São Paulo por dois mandatos.

O podcast

O Podcast Papo Reto com Zarattini é um programa de entrevistas semanal transmitido via Youtube todas as quintas-feiras, a partir das 20 horas.

O programa é apresentado pelo deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) com o intuito de tratar de política de uma forma diferente, debatendo assuntos de grande impacto social de forma simples e direta.

Assista ao episódio na íntegra.