Golpe de 64 não pode ser esquecido, alerta Zarattini 

José Genoino conversa sobre o papel dos militares na política brasileira e o envolvimento deles na trama golpista de 8 de janeiro.

2 mar 2024, 10:00 Tempo de leitura: 2 minutos, 36 segundos
Golpe de 64 não pode ser esquecido, alerta Zarattini 

No quarto episódio do Podcast Papo Reto, o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) recebeu José Genoino, militante histórico do PT, para uma conversa sobre o papel dos militares na política brasileira e o envolvimento deles na trama golpista de 8 de janeiro. Genoino foi deputado federal por cinco mandatos, presidente do PT e é um ícone em defesa da democracia. 

A entrevista relembrou o Golpe Militar de 1964, que completa 60 anos em 2024. Um regime autoritário que durou 21 anos e perseguiu movimentos sociais, ativistas pelos direitos das mulheres, políticos, artistas e quaisquer cidadãos que se colocavam contra os militares e a favor da democracia. 

Segundo o relatório da Comissão Nacional da Verdade, que apurou os crimes e violações da ditadura militar,  191 militantes foram mortos, 210 estão até hoje desaparecidos e apenas 33 corpos foram localizados. Recentemente, em 2023, o Brasil viu a democracia ser atacada novamente.

Após a nova tentativa de golpe de Estado, que contou com a participação ativa de generais e culminou no ataque de 8 de janeiro, Genoino considera que o país tem nova oportunidade para garantir punição para militares que seguem sonhando com ditadura. “Ou resolvermos essa questão de forma democrática para que o país possa ter uma política de defesa, em que os militares sejam subordinados ao poder civil, que é eleito pela soberania popular, ou então vamos ficar sempre com esse susto, que foi o que aconteceu no 8 de janeiro, uma tentativa que quase vingou. Temos uma oportunidade histórica de punir generais do alto comando”, disse. 

Zarattini falou sobre sua luta para a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa alterar o artigo 142 da Constituição Federal, que define o papel das Forças Armadas, proposta da sua autoria. “Esse artigo foi escrito na Constituinte sob pressão dos militares para que entre as atribuições de defesa da Pátria também tivesse a Garantia de Lei e Ordem, o que dá margem para que eles justifiquem uma tentativa de golpe e acreditem que são um poder moderador”, disse. 

O parlamentar destacou que com a alteração do artigo seria possível avançar nas despolitização e despartidarização. “As Forças Armadas precisam estar submetidas ao presidente da República, ao governo eleito, devem atuar como parte da estrutura em prol da defesa nacional e não como inimigo interno”, afirmou o deputado.

O convidado

José Genoino Guimarães Neto é um militante histórico em defesa da democracia e lutou ativamente contra a ditadura militar.  Participou da fundação do Partido dos Trabalhadores, foi eleito deputado federal por cinco mandatos, participou da Assembleia Constituinte e foi presidente do PT entre 2002 e 2005.

O podcast

O Podcast Papo Reto com Zarattini é um programa de entrevistas semanal transmitido via Youtube todas as quintas-feiras, a partir das 20 horas.

O programa é apresentado pelo deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) com o intuito de tratar de política de uma forma diferente, debatendo assuntos de grande impacto social de forma simples e direta.


Assita ao epsódio: