“São Paulo tem prefeito fantasma”, diz Carlos Zarattini

Vereadora Luna Zarattini fala sobre os desafios da cidade de São Paulo em novo episódio do Podcast Papo Reto com Zarattini

23 fev 2024, 16:48 Tempo de leitura: 2 minutos, 56 segundos
“São Paulo tem prefeito fantasma”, diz Carlos Zarattini

No terceiro episódio do Podcast Papo Reto, o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) recebeu a vereadora Luna Zarattini (PT-SP) para conversar sobre a cidade de São Paulo e os desafios da maior metrópole da América Latina. Luna é a vereadora mais jovem do município e vem se destacando pela forte oposição ao prefeito Ricardo Nunes. A parlamentar vem denunciando abusos e cobrando ações para combater os problemas enfrentados pela população, como no caso das enchentes que causam transtornos.

Na Câmara, Luna votou contra a Lei do Plano Diretor Municipal por defender que este deveria garantir melhor planejamento e infraestrutura urbana para a população paulistana. “O plano diretor organiza geograficamente a cidade ao longo dos anos. Mas o projeto que chegou à Câmara era um projeto ruim, que priorizava o mercado imobiliário e que não resolvia problemas de mobilidade, moradia e questões climáticas”, disse.

A criação do Parque do Bixiga também é uma das pautas defendidas pela vereadora. Na Câmara, ela encabeçou a luta pela aprovação do projeto de Lei do Eduardo Suplicy para criação de uma área verde ao lado do Teatro Oficina. O projeto idealizado pelo dramaturgo Zé Celso pretendia a criação de um parque cultural e público no entorno do teatro, com áreas verdes e a descanalização do rio Bixiga. “Essa é mais uma luta do meu mandado que envolve a cultura e o desenvolvimento sustentável da cidade”, defendeu Luna.

Luna falou também sobre sua atuação na Câmara Municipal e os principais desafios enfrentados pelos moradores da cidade de São Paulo. “A maioria ali (Câmara Municipal) é base do governo. Mas estamos conquistando nosso espaço. Fazemos as denúncias do que acontece na prefeitura, denúncias graves sobre superfaturamento, debates orçamentários, problemas de recapeamento asfáltico. Então, nós buscamos esse espaço para fazer essas denúncias e apresentamos projetos que tenham a ver com o povo e com nossa cidade”, afirmou a vereadora.

Durante o bate-papo, Carlos Zarattini e Luna também trataram de problemas críticos que a cidade enfrenta, como o aumento da população em situação de rua e a expansão da cracolândia, que se tornou um grande problema de saúde pública e segurança. “Hoje, um grande problema em São Paulo é o aumento da população em situação de rua. São mais de 50 mil pessoas “, afirmou Luna.

Carlos Zarattini atribuiu ao fim das políticas públicas a expansão da cracolândia. “Esse espalhamento da cracolândia começou ainda na gestão do João Dória, que acabou com os programas do governo Haddad, o Braços Abertos, que oferecia alimentação, teto e trabalho para as pessoas”, disse o deputado.

A convidada

Luna Zarattini é a mais jovem e a única mulher da bancada do PT na Câmara Municipal de São Paulo nesta legislatura. É Cientista Social pela Universidade de São Paulo (USP), advogada e bacharela em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Iniciou a vida política no movimento estudantil.

O programa

O Podcast Papo Reto com Zarattini é um programa de entrevistas semanal, transmitido no Youtube todas as quintas-feiras, a partir das 20 horas.

O programa é apresentado pelo deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP), com o intuito de tratar de política de uma forma diferente, debatendo assuntos de grande impacto social de forma simples e direta.

Assista ao episódio.