Com a presença de Lula, Congresso promulga a 1ª Reforma Tributária realizada sob o regime democrático no Brasil

A Reforma Tributária moderniza o Sistema Tributário brasileiro, promovendo justiça fiscal e social.

21 dez 2023, 09:17 Tempo de leitura: 3 minutos, 42 segundos
Com a presença de Lula, Congresso promulga a 1ª Reforma Tributária realizada sob o regime democrático no Brasil
Foto: Ricardo Stuckert

Com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), promulgou nesta quarta-feira (20) a Emenda Constitucional da Reforma Tributária (EC 132/2023). Ovacionado pelo plenário da Câmara, que estava completamente lotado, Lula discursou destacando o bom momento pelo qual passa o País, com crescimento econômico muito acima do esperado, inflação controlada e criação de empregos. “A promulgação da Reforma Tributária é um marco histórico para o Brasil”, afirmou.

“Guardem essa foto (das autoridades da República na solenidade) e se lembrem, sendo contra ou a favor: vocês contribuíram para que este País aprovasse pela 1ª vez no regime democrático uma Reforma Tributária a contento do povo brasileiro”, disse o presidente. Antes da atual, a última reforma tributária foi realizada em 1967, durante o período da ditadura militar.

O presidente Lula elogiou ainda o Congresso Nacional que, apesar das várias posições divergentes sobre a reforma, soube formar uma maioria para aprovar a proposta a tantas décadas debatida no País.

“Ela (a Reforma Tributária), certamente não vai resolver todos os problemas, mas ela foi a demonstração de que esse Congresso Nacional, independentemente do partido político, esse Congresso demonstrou compromisso com o povo brasileiro. Temos que agradecer a Deus, porque somente o Todo Poderoso é capaz de fazer com que um Congresso tão diverso como este, vote, pela 1º vez, uma Reforma Tributária para começar a resolver o problema do povo pobre deste País”, afirmou.

A cerimônia contou ainda com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, de vários ministros de Estado, entre eles Fernando Haddad (Fazenda), além de deputados e senadores.

Foto Thiago Coelho

Reforma Tributária

Entre outros pontos, a Reforma Tributária moderniza o Sistema Tributário brasileiro, promovendo justiça fiscal e social. A novo sistema vai unificar os atuais cinco impostos (ICMS, ISS, IPI, PIS, Cofins) em dois novos tributos: a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), de competência da União, e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), de competência compartilhada dos estados, DF e municípios.

Também será criado um imposto seletivo, de competência da União, para taxar produtos nocivos à saúde e ao meio-ambiente.

O novo sistema também muda a origem da cobrança dos impostos, do destino para a origem, beneficiando a produção e, consequentemente, estimulando investimentos e a geração de mais empregos. A Reforma Tributária determina ainda o fim da cumulatividade na cobrança de impostos (efeito cascata) e elimina a guerra fiscal entre estados.

Entre as novas medidas do novo sistema com elementos de justiça social, é possível citar a isenção total de impostos da cesta básica nacional e o chamado “cashback”, devolução de parte dos impostos pagos pela população de baixa renda beneficiada por programas sociais do governo.

Foto Gabriel Paiva

Prioridade do governo Lula

Convidado para discursar durante a solenidade, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, agradeceu o empenho de todos os envolvidos no texto final da reforma. Ao lembrar que a Reforma Tributária já era tratada como prioridade do atual governo antes mesmo da posse em 1º de janeiro deste ano, Haddad ressaltou que o novo sistema já era encarado como uma prioridade para o governo do presidente Lula.

Dirigindo-se aos críticos da reforma, que apontam suas imperfeições, Haddad disse que, em uma democracia, mudanças podem ser consideradas “perfeitas” levando-se em conta sua complexidade e a dificuldade em criar consensos.

“Ouço comentários de especialistas e de colunistas dizendo: ‘a reforma não é perfeita. Tem imperfeições’. Quero dizer que perfeição ou imperfeição são atributos que não cabem a um projeto coletivo, com tantos autores. Ela (a Reforma Tributária) é perfeita porque foi feita sob a democracia. É perfeita porque todos foram ouvidos e participaram. É perfeita também porque contém em seu próprio texto uma cláusula que permite sua periódica revisão. Ela é perfeita porque é humilde e reconhece que o processo histórico que pode torná-la melhor”, explicou.

Texto originalmente publicado no site PT na Câmara.