Zarattini cobra regras mais rígidas para renovação das concessões de distribuidoras de energia elétrica

O parlamentar defende índices de qualidade mínimos na prestação dos serviços e também punição quando houver quebra de regras contratuais

13 dez 2023, 14:33 Tempo de leitura: 1 minuto, 19 segundos
Zarattini cobra regras mais rígidas para renovação das concessões de distribuidoras de energia elétrica

Em reunião com o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) pediu apoio do governo federal para mudanças nas regras de renovação dos contratos de concessão de distribuição de energia elétrica. O parlamentar defendeu que é preciso ter índices de qualidade mínimos na prestação dos serviços e também punição quando houver quebra de regras contratuais.

Zarattini lembrou que a população de São Paulo enfrentou dias caóticos após a empresa concessionária Enel, responsável pelo fornecimento de energia, deixar às escuras por vários dias milhões de paulistanos, após uma tempestade que atingiu a cidade. No total, o apagão atingiu 2,1 milhões de clientes da Enel em 24 cidades da região metropolitana. Especialista na questão de energia, ele vem defendendo o rompimento da concessão da Enel. “Temos que rever esses contratos. Mesmo com lucros bilionários, a Enel mandou 36% dos funcionários embora e ficou sem condições de atender a população”.

Trabalhadores – A situação da aposentadoria dos trabalhadores das estatais privatizadas em São Paulo também foi tema do encontro. As concessionárias querem acabar com os fundos de pensão criados antes das venda das empresas estatais. Com isso, milhares de trabalhadores estão sofrendo para ter uma aposentadoria justa.

O deputado federal Alencar Santana (PT/SP) e integrantes do Coletivo Nacional dos Trabalhadores Eletricitários, um Movimento nacional contra a privatização da Eletrobras, representando pela Fabíola e Cecy, participaram da reunião.