‘Desenrola da Educação’: governo lança programa para renegociação de dívidas do Fies

Agora, os débitos em atraso poderão ter até 100% de desconto em juros e multas e deve 1,2 milhão de pessoas.

10 nov 2023, 17:25 Tempo de leitura: 1 minuto, 4 segundos
‘Desenrola da Educação’: governo lança programa para renegociação de dívidas do Fies

Em publicação nas redes sociais, o vice-líder do governo Lula no Congresso, deputado federal Carlos Zarattini (SP/PT), comemorou o lançamento do programa de refinanciamento de dívidas de estudantes com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Agora, os débitos em atraso poderão ter até 100% de desconto em juros e multas e deve 1,2 milhão de pessoas.

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil (BB) já estão autorizados a negociar R$ 54 bilhões de dívidas. “Uma iniciativa importante para tirar limpar o nome das pessoas e ajudar na recuperação do poder de compra e de reequilibrar as finanças”, afirmou Zarattini.

O parlamentar destacou ainda que o Desenrola da Educação vai ajudar que esses jovens consigam arrumar emprego. “Vamos ajudar essas pessoas a tirarem o nome sujo do mercado e tocar a vida pra frente. Com as dívidas, muita gente estava sem condições de conseguir uma vaga de emprego”, destacou.

Poderão renegociar os débitos quem tem contratos celebrados até o fim de 2017 e com débitos vencidos e não pagos em 30 de junho de 2023. Os alunos que hoje estão com as contas em dia com o Fies terão vantagens para pagamento da dívida principal