Lula e Zelensky conversam sobre paz em Nova York

Em sua primeira reunião com o presidente ucraniano, Lula falou que deseja ampliar as relações entre os dois países e contribuir para uma solução pacífica para o conflito entre Ucrânia e Rússia

20 set 2023, 18:44 Tempo de leitura: 1 minuto, 38 segundos
Lula e Zelensky conversam sobre paz em Nova York

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na tarde desta quarta-feira, 20, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York (EUA). Foi o primeiro encontro reservado entre os dois líderes desde a posse de Lula, em janeiro de 2023.

Durante a reunião, os presidentes conversaram sobre maneiras de aprofundar as relações entre os dois países e também falaram sobre a importância de se encontrar uma solução que leve à paz no conflito entre a Ucrânia e a Rússia. “Tivemos uma boa conversa sobre a importância dos caminhos para construção da paz e de mantermos sempre o diálogo aberto entre nossos países”, escreveu o presidente brasileiro em um post em seu perfil oficial na rede social X..

“O presidente Lula e o presidente Zelensky tiveram uma longa discussão em um ambiente tranquilo e amigável. Trocaram informações sobre os países e a situação do mundo neste momento. Os presidentes instruíram suas equipes a continuarem em contato e o presidente Lula disse que um representante continuará participando das reuniões do Processo de Copenhague, para discutir possibilidades de paz”, explicou o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, em um resumo à imprensa.

A ideia, segundo Vieira, é que ambos os países continuem buscando caminhos e mecanismos para aprofundar relações.

RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS – O Brasil reconheceu a independência da Ucrânia em 1991, após a dissolução da União Soviética, e estabeleceu relações diplomáticas com o país no ano seguinte. Vários acordos de cooperação foram firmados ao longo dos anos, com destaque para a área espacial. Em 2009, o presidente Lula visitou a Ucrânia, para o lançamento da parceria estratégica entre os dois países.

Matéria publicada originalmente no site do Planalto e republicada neste site