Congresso Nacional lança Frente Parlamentar Mista em Defesa do Hip Hop

A valorização e fomento à cultura Hip Hop é uma das lutas do Zarattini

18 ago 2023, 13:19 Tempo de leitura: 1 minuto, 50 segundos
Congresso Nacional lança Frente Parlamentar Mista em Defesa do Hip Hop

Em comemoração aos 50 anos da cultura Hip Hop no Brasil e visando a valorização do movimento, o Congresso Nacional lançou a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Hip Hop, com a adesão de 199 deputados e mais 9 senadores. Em 2024, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) deverá assumir a presidência da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Hip Hop. 

O lançamento desta Frente contou com o apoio de Zarattini, defensor do movimento e um dos responsáveis pela articulação da proposta que criou o Dia Nacional do Movimento Hip Hop. “Neste ano, comemoramos os 50 anos do Hip Hop no mundo e, aqui no Brasil, precisamos avançar no fomento de políticas públicas de valorização desta manifestação artística. São diversos os grupos que geram empregos, promovem a cultura nacional e oportunidades para milhares de jovens da periferia”, disse Zarattini.

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Hip Hop tem como princípio da sua criação a valorização do movimento, estímulo de canais de diálogo entre representantes do movimento e o poder público. Além disso, a Frente vai trabalhar para assegurar os direitos dos trabalhadores do setor, além da elaboração de políticas públicas que promovam e fortaleçam o movimento como manifestação cultural, urbana, política, social, econômica e antirracista.

No dia 20 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que cria o Dia Nacional do Hip Hop no Brasil em referência ao 11 de agosto, data que marca o surgimento do movimento cultural. O presidente também reconheceu o movimento Hip Hop como referência cultural do Brasil.

Hoje, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Hip Hop é presidida pela deputada Maria do Rosário (PT/RS). 

Frente Parlamentar em Defesa da Dança

Carlos Zarattini é presidente e idealizador da Frente parlamentar em Defesa dos Profissionais da Dança, lançada recentemente para debater políticas para defesa dos direitos trabalhistas de todos os artistas da dança que atuam profissionalmente no setor.

Veja o vídeo: