Após apagão, Câmara aprova ida de ministro de Minas e Energia

De acordo com o deputado Carlos Zarattini (PT/SP), que é membro da CME, é preciso investigar os motivos da falta de energia

18 ago 2023, 15:09 Tempo de leitura: 1 minuto, 0 segundos
Após apagão, Câmara aprova ida de ministro de Minas e Energia

A Comissão de Minas e Energia (CME) da Câmara dos Deputados aprovou um convite para que o ministro de Minas e Energia e o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS) apresentem explicações sobre o apagão de energia elétrica registrado no Brasil na terça-feira, 15.

De acordo com o deputado Carlos Zarattini (PT/SP), que é membro da CME, é preciso investigar os motivos da falta de energia. “Queremos saber do ministro se teve alguma sabotagem. Porque é importante lembrar que os bolsonaristas tentaram derrubar torres de transmissão do sistema de alta tensão. Queremos saber se tem alguma investigação sobre isso”, disse.

Eletrobrás: Zarattini também acrescentou que é necessário saber o que está ocorrendo na Eletrobras, que foi privatizada na gestão do governo de Bolsonaro em 2022. O parlamentar afirmou ainda que o governo federal conseguiu importante avanço na ação apresentada ao Supremo Tribunal Federal para ampliar o poder de voto da União nas decisões da Eletrobras com a decisão da Procuradoria-Geral da República que aceitou ação questionando o fato do governo ter 43% das ações, mas só responder a 10% dos votos.

Confira o vídeo na íntegra: