Nova política de preços da Petrobras vai ajudar a derrubar preço dos combustíveis, anunciou Zarattini

O parlamentar lembrou ainda que a mudança é mais um compromisso de campanha firmado pelo presidente Lula que sai do papel

22 maio 2023, 18:04 Tempo de leitura: 1 minuto, 39 segundos
Nova política de preços da Petrobras vai ajudar a derrubar preço dos combustíveis, anunciou Zarattini

Durante participação no programa Câmara Debate da TV Câmara, o vice-líder do governo Lula no Congresso Nacional, deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP), afirmou que a nova política de preços da Petrobras vai contribuir para reduzir o valor dos combustíveis no país e aquecer a economia. O parlamentar lembrou ainda que a mudança é mais um compromisso de campanha firmado pelo presidente Lula que sai do papel.

Desde 2016, a Petrobras mantinha como regra a Política de Paridade de Importação (PPI) que definia o preço de acordo com a cotação do petróleo no mercado internacional e com a variação do dólar. Segundo Zarattini, a política causou inflação porque aumentaram os custos de transportes e gerou um efeito cascata.

Ele acrescentou ainda que a PPI beneficiava apenas os acionistas da Petrobras. “A política adotada por Michel Temer e Bolsonaro, nos últimos seis anos, ajudou a enriquecer muita gente enquanto o povo brasileiro sofria pagando quase R$ 10 no litro de gasolina. O nosso objetivo é que a Petrobras dê lucro e não sirva apenas para enriquecer grupos econômicos”, defendeu.

Durante o debate, o parlamentar disse que a nova política estabelecida pelo governo Lula atua para que a estatal tenha preços justos para o consumidor e também remunere o investidor da Petrobras. O Brasil tem produção de petróleo suficiente para o consumo, contudo o país não tem capacidade de refinar o produto. O parlamentar destacou ainda que o Brasil tem o segundo petróleo mais barato do mundo, perdendo apenas para Arábia Saudita.

“Os governos de Temer e Bolsonaro não investiram nas refinarias, pelo contrário venderam. Vamos resolver isso. Agora, vamos fazer com que o país aumente a capacidade de refinar e assim reduza o preço dos combustíveis”, afirmou.

Veja na íntegra o debate com o deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ):