PL das Fake News precisa ser aprovado para acabar com a incitação ao ódio e violência, garante Zarattini

PL 2630 tem como objetivo responsabilizar as redes sociais, pela divulgação de fake news

2 maio 2023, 18:44 Tempo de leitura: 1 minuto, 22 segundos
PL das Fake News precisa ser aprovado para acabar com a incitação ao ódio e violência, garante Zarattini

A Câmara dos Deputados pode votar nesta semana o Projeto de Lei (PL) 2630/2020, conhecido como o PL das Fake News, que institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. O texto cria medidas de combate à disseminação de conteúdo falso nas redes sociais e nos serviços de mensagens privadas.

O vice-líder do governo Lula no Congresso, deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP), explicou em vídeo publicado nas redes sociais que o PL das Fake News tem como objetivo principal responsabilizar as redes sociais, as grandes empresas, chamadas de big tches, pela divulgação de fake news.

“As fake news incitam a violência e criam fatos que não têm base na realidade, induzindo às pessoas ao erro. Por isso, é importante termos uma lei que estabeleça o mínimo de ordem nas redes sociais. Internet não pode ser terra sem Lei”, destacou o parlamentar.

Zarattini recordou que semanas atrás a sociedade brasileira testemunhou ataques ocorridos em escolas de São Paulo e Santa Catarina. Segundo ele, conteúdos veiculados nas plataformas contribuíram para os atos de violência.  “Esse terror precisa acabar. O caminho é regulamentar a distribuição de conteúdos e assim impedir a proliferação de ódio e de violência na rede”, acrescentou.

O deputado federal ressaltou ainda que a aprovação do PL das Fake News não vai tirar a liberdade de nenhum cidadão. “As pessoas vão por continuar expressando sua opinião. O que se visa coibir é a divulgação de violência, a incitação ao ódio”, concluiu.

Veja o vídeo: