CPMI do Golpe é criada e vai reafirmar que bolsonaristas patrocinaram e participaram dos atos terroristas

Zarattini afirmou que não tem nenhuma preocupação com essa CPMI do Golpe

26 abr 2023, 16:55 Tempo de leitura: 1 minuto, 23 segundos
CPMI do Golpe é criada e vai reafirmar que bolsonaristas patrocinaram e participaram dos atos terroristas
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) considerou importante a instalação da CPMI do Golpe, mas ponderou que poderiam ser aguardadas as investigações que a Polícia Federal, o Ministério Público e o Supremo Tribunal Federal já vêm fazendo sobre esse dia e sobre os seus antecedentes. “No entanto, houve essa insistência e, a partir da manipulação de vídeos do Palácio do Planalto, desencadeou-se um processo para a instalação dessa CPMI”, citou.

Zarattini afirmou que não tem nenhuma preocupação com essa CPMI do Golpe, “porque, evidentemente, nós vamos poder fazer uma avaliação não apenas criminal, mas uma avaliação política dos fatos do dia 8 de janeiro. Nós queremos investigar não só o que aconteceu no 8 de janeiro no Palácio do Planalto, na sede do Congresso Nacional e na sede do Supremo Tribunal Federal. Nós queremos investigar os antecedentes”, afirmou.

O deputado disse que será verificado o que o então presidente Bolsonaro falou no Sete de Setembro, nas lives em que ele buscou desacreditar as urnas eletrônicas, todo o trabalho que ele fez para desacreditar as eleições do ano passado, os tumultos, as tentativas infrutíferas de anular o processo eleitoral. “Queremos também investigar os atentados terroristas que foram feitos na sede da Polícia Federal em Brasília, a derrubada de torres de transmissão de energia, o atentado que se tentou fazer no Aeroporto de Brasília. Tudo isso nós vamos investigar para que possamos saber, de fato, quem atentou contra a democracia no Brasil”, anunciou.