O vice-líder do governo Lula no Congresso Nacional, deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP), criticou a decisão do governo de São Paulo de contratar agência vinculada ao Banco Mundial para serviços de assessoria e consultoria para preparar a privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Segundo o parlamentar, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) está mostrando que não tem compromisso com o Estado e que vai dar seguimento a “sanha entreguista” dos governos tucanos. “O governador mal assumiu o cargo e já deu ordem para o início do processo de privatização da Sabesp, que é a maior companhia de saneamento do Brasil. É uma empresa que cobra uma tarifa barata que o povo consegue pagar. Por isso, não há nenhum motivo para privatizá-la”.
Em vídeo nas redes sociais, o parlamentar destacou ainda que a empresa é lucrativa. “A Sabesp é altamente eficiente e está dando muito lucro, inclusive, distribuindo lucro para seus acionistas privados, que compraram ações na bolsa de São Paulo em outra bolsa do mundo”.
Zarattini assegurou que em seu mandato seguirá defendendo que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo siga sob o comando do Estado, sendo uma empresa pública.
“Sou contra a privatização da Sabesp. Não podemos ter uma empresa na qual o seu proprietário só pense no lucro. Queremos uma empresa que o proprietário pense na população e no meio ambiente. Só quem pode fazer isso é o governo, os empresários querem maximizar seus lucros”, assegurou.
Veja vídeo