Zarattini é eleito para integrar a Comissão de Controle das Atividades de Inteligência no Congresso Nacional

A CCAI tem como responsabilidade apresentar proposições legislativas sobre as atividades de inteligência, contrainteligência e salvaguarda de informações sigilosas

12 abr 2023, 14:32 Tempo de leitura: 2 minutos, 0 segundos
Zarattini é eleito para integrar a Comissão de Controle das Atividades de Inteligência no Congresso Nacional

Em votação realizada nesta quarta-feira, 12, o vice-líder do governo Lula no Congresso Nacional, deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP), foi eleito para compor a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI), integrada por deputados federais e senadores. A votação ocorreu na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara.

A CCAI tem como responsabilidade apresentar proposições legislativas sobre as atividades de inteligência, contrainteligência e salvaguarda de informações sigilosas. Atua ainda na verificação da legalidade das atividades de Inteligência realizadas pelas diversas agências que compõem o Sistema Brasileiro de Inteligência e pela supervisão da Política Nacional de Inteligência.

“Vamos trabalhar o controle e a fiscalização das atividades de inteligência e contrainteligência. Precisamos criar um sistema que funcione de forma republicana e que aja com efetividade em proteger o país, as nossas infraestruturas e o nosso povo. O sistema de inteligência tem uma grande importância para o país e precisa ser fortalecido”, afirmou o parlamentar eleito.

Segundo Zarattini, a CCAI é essencial para a soberania nacional. “O meu foco será ampliar a capacidade, a efetividade de atuar na nossa soberania, na defesa do nosso povo e não de uma atuação política, ou de uma atuação partidária, ou ideológica. Nós não queremos ideologizar, não queremos de forma nenhuma politizar a CCAI”.

ELEIÇÃO – A disputa pela vaga iniciou com quatro candidatos: deputados Alfredo Gaspar (União/AL), Carlos Zarattini, Jefferson Campos (PL/SP) e Marcel van Hattem (Novo/RS). Contudo, antes do início da votação, Marcel van Hattem retirou a candidatura.
Num fato inédito na eleição para vaga na CCAI, houve empate na votação, levando a disputa ao segundo turno. No primeiro turno, Zarattini recebeu 17 votos contra 10 votos de Alfredo Gaspar e 10 votos de Jefferson Campos.

Na votação em segundo turno, Alfredo Gaspar decidiu retirar candidatura. Foram à disputa Zarattini, que recebeu 20 votos e Jefferson Campos que recebeu 18 votos. “Vamos representar a CREDN na CCAI. O meu objetivo é que ela funcione efetivamente. Infelizmente, a Comissão não funcionou tão bem nos últimos anos. Tudo aquilo que for público será trazido para ser amplamente debatido na CREDN”, finalizou.

Acompanhe a fala do parlamentar: