100 dias de governo Lula: Zarattini destaca proteção do patrimônio nacional com exclusão de privatizações

Saiu da lista de privatizações empresas como Correios, Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e Telebras.

11 abr 2023, 17:39 Tempo de leitura: 1 minuto, 14 segundos
100 dias de governo Lula: Zarattini destaca proteção do patrimônio nacional com exclusão de privatizações
Foto: Lula Marques

A edição de decreto presidencial que exclui dez empresas estatais de programas de privatização foi comemorada pelo vice-líder do governo Lula no Congresso Nacional, deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP). Saiu da lista de privatizações empresas como Correios, Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), Telebras, por exemplo.


“O presidente Lula tem desfeito as arbitrariedades de Bolsonaro, que atuou para vender o patrimônio nacional a preço de banana. Lula entende que essas empresas oferecem serviços essenciais e ficar na mão da iniciativa privada seria extremamente prejudicial para o povo”, pontuou.


Estavam na lista a Dataprev, a Nuclebrás, o Serpro, a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF) e a única fábrica de semicondutores do Brasil, o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. (Ceitec). A lista inclui ainda a Pré-Sal Petróleo S.A. e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).


A retirada dessas empresas de programas de desestatização era uma promessa de campanha do presidente Lula e estava prevista no relatório da equipe de transição para os primeiros meses de governo. As estatais foram retiradas definitivamente do Programa Nacional de Desestatização (PND) e também do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) do governo, este último uma etapa prévia que qualifica a modelagem de privatização das empresas públicas.


Com informações no PT na Câmara