Zarattini é eleito pela 11ª vez um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional

Zarattini foi incluído na lista pelo 11º ano consecutivo e neste ano na categoria de formulador.

8 ago 2022, 16:37 Tempo de leitura: 1 minuto, 18 segundos
Zarattini é eleito pela 11ª vez um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional

De acordo com pesquisa do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), o deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP) é um dos 100 parlamentares que comandam o processo de decisão no Parlamento.

Zarattini foi incluído na lista pelo 11º ano consecutivo e neste ano na categoria de formulador.

Para Diap, o perfil de parlamentares “que se dedicam à elaboração de textos com propostas para deliberação. Normalmente são juristas, economistas ou pessoas que se especializaram em determinada área, a ponto de formular sobre os temas que dominam. São, certamente, os parlamentares mais produtivos”.

“O debate, a dinâmica e a agenda do Congresso são fornecidos basicamente pelos formuladores, que dão forma às ideias e interesses que circulam no Congresso. A produção legislativa, com raras exceções, é fruto do trabalho desses parlamentares. Enfim, são eles que concebem e escrevem o que o Poder Legislativo debate e delibera. Não ocupam, necessariamente, posto de líder político ou partidário”, segundo Diap.

Economista formado pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Engenharia de Transportes, Zarattini ressaltou a importância do mapeamento do Diap que premia protagonistas da cena política. “Fico honrado por ser incluído pela 11ª vez como um dos parlamentares mais influentes do Congresso. Durante toda a minha trajetória, eu busquei debater e encontrar soluções para os principais problemas enfrentados pela população brasileira. Vamos seguir trabalhando para impedir retirada de direitos do nosso povo brasileiro e garantir melhor qualidade de vida para as pessoas”.