Zarattini cobra ampliação do programa Auxílio Gás e mudanças na política de reajuste dos combustíveis

Deputado Carlos Zarattini cobrou do governo federal o cumprimento da Lei do Auxílio Gás (14.237/21).

23 jun 2022, 10:24 Tempo de leitura: 1 minuto, 39 segundos
Zarattini cobra ampliação do programa Auxílio Gás e mudanças na política de reajuste dos combustíveis
Foto: Jemima Tavares

Durante discurso no plenário da Câmara, o deputado Carlos Zarattini (PT/SP) cobrou do governo federal a ampliação do programa Auxílio Gás. O benefício, criado pelo parlamentar em 2021, previa o atendimento de 24 milhões de famílias de baixa renda, mas hoje apenas cinco milhões estão sendo beneficiadas.

 “Muitas famílias estão colocando suas vidas em riscos cozinhando com álcool ou lenha porque não têm dinheiro para comprar um botijão de gás. Por isso, o auxílio é importante. Bolsonaro precisa pagar o benefício e rápido. São milhões de famílias esperando por esse auxílio” destacou Zarattini.

O Auxílio Gás (Lei 14.237/21) é concedido a cada bimestre e corresponde a uma parcela de, no mínimo, a metade da média do preço nacional de referência do botijão de 13 quilos. O programa atende as famílias com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo.

Petrobras – Para eximir Bolsonaro da responsabilidade pelos aumentos sucessivos no preçodos combustíveis, deputados da base do governoinsistem em defender a criação na Câmara de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a Petrobras, conhecida com a CPI dos Combustíveis. Segundo Zarattini, o governo federal busca com a medida criar uma cortina de fumaça e assim evitar o debate sobre mudanças na política “criminosa” de preços adotada pela Petrobras.

 “O governo não quer baixar o preço dos combustíveis. Ele quer manter essa política que enriquece os acionistas, mas resolveu agora criar factoides diante da proximidade do período eleitoral. A repentina indignação com os aumentos e o pedido de CPI não passa de uma estratégia para criminalizar a Petrobras a fim de justificar uma possível privatização. Ele está se lixando pelo sofrimento do povo”, criticou Zarattini.

Assista discurso na íntegra: