Governo e Congresso anunciam proposta para reduzir impostos sobre combustíveis
Economia
Helder Salomão (PT-ES) considera absurda a proposta que acaba com o direito de preferência da Petrobras na operação dos blocos localizados na camada de pré-sal. Na opinião do deputado, o projeto representa a perda total de controle sobre o preço dos combustíveis.
Helder Salomão convoca a população para aderir a um movimento nacional contra a privatização da Petrobras. Segundo o parlamentar, a estatal propulsiona o desenvolvimento econômico e social de todo o País.
Carlos Zarattini (PT-SP) também é contra a proposta que acaba com o direito de preferência da Petrobras na exploração do pré-sal. Segundo o deputado, a medida desvaloriza a estatal e favorece empresas multinacionais na exploração da camada de petróleo mais lucrativa do mundo.
Carlos Zarattini avalia que é o momento de retomar os investimentos nas refinarias para dar ao Brasil a capacidade de autossuficiência na produção e no refino do petróleo, tanto para o mercado interno quanto para exportação.
Luizão Goulart (Solidariedade-PR) alerta para as escolhas erradas no combate ao aumento de preço dos combustíveis. Para ele, não adianta diminuir o valor do ICMS, com prejuízo a estados e municípios e não se combater a política de paridade internacional.
Luizão Goulart é contrário à privatização da Petrobras e questiona os parâmetros usados para defender a venda da petrolífera. O deputado alega que os argumentos de que a empresa dá prejuízo ou que seu produto está em decadência não são verdadeiros.
Matéria publicada originalmente no site da Câmara dos Deputados e replicada neste canal.