RÁDIO CÂMARA

Carlos Zarattini (PT-SP) do PT de São Paulo, acusa o governo federal de mentir sobre a retomada do crescimento econômico

1 jun 2022, 19:10 Tempo de leitura: 2 minutos, 13 segundos
RÁDIO CÂMARA

A VOZ DO BRASIL

Arthur Lira defende votação de projetos que reduzam preço dos combustíveis e da energia

  • Arthur Lira defende votação de projetos que reduzam preço dos combustíveis e da energia
  • Deputados se solidarizam com as vítimas das fortes chuvas que atingiram Pernambuco
  • Governo quer eliminar fila dos pedidos de novos benefícios no INSS até o final do ano

Em audiência pública na Comissão de Trabalho, representantes do governo federal anunciaram a intenção de acabar com a fila de novos benefícios no INSS até o fim de 2022. A reportagem é de Silvia Mugnatto.

O presidente do INSS, Guilherme Serrano, disse aos deputados da Comissão de Trabalho da Câmara que o governo pretende eliminar a fila de 1,6 milhão de benefícios represados até o final do ano. Mas este número leva em conta apenas os pedidos iniciais de benefícios; ou seja, não soma os recursos e os pedidos de revisão. Serrano disse que cerca de 500 mil dos segurados da fila são pessoas com deficiência que buscam o BPC, Benefício de Prestação Continuada.

Guilherme Serrano explicou que o BPC para estas pessoas exige três níveis de análise: administrativa, social e médica. Os peritos médicos ficaram 50 dias em greve e há uma redução significativa dos servidores do INSS nos últimos anos.

O ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, prometeu que um novo concurso com mil vagas para o instituto será feito ainda este ano.

O ministro comemorou o saldo de 615 mil empregos formais em 2022. Nesta terça-feira, o IBGE divulgou que a taxa de desemprego no trimestre encerrado em abril está em 10,5% da população acima de 14 anos que procura trabalho. Já o rendimento médio caiu 7,9% em relação ao mesmo trimestre do ano passado, chegando a R$ 2.569.

Economia

Carlos Zarattini (PT-SP) do PT de São Paulo, acusa o governo federal de mentir sobre a retomada do crescimento econômico. Ele afirma que o investimento público, na verdade, caiu 19%, em comparação ao período de 2016 a 2018. O deputado também culpa a Operação Lava Jato pelo agravamento da crise econômica nos últimos anos.

Na avaliação de Carlos Zarattini, a maneira como a força-tarefa de Curitiba conduziu as investigações levou as empresas nacionais da construção civil à destruição. Segundo o deputado, é preciso reverter a política econômica atual, para que o País possa voltar a gerar emprego, riqueza e oportunidades.

Matéria publicada originalmente no site da Câmara dos Deputados e replicada neste canal.