As universidades devem ter a cara do povo brasileiro

O autor do PL, deputado Zarattini, afirmou que a Lei de Cotas é importante, pois ela democratiza o acesso ao ensino superior no Brasil e alertou sobre as tentativas de ataques às cotas raciais no Brasil.

26 maio 2022, 14:03 Tempo de leitura: 1 minuto, 44 segundos
As universidades devem ter a cara do povo brasileiro

Com grande participação da sociedade civil, foi realizada ontem, 25, audiência pública para discutir o projeto de lei 3422/21, de autoria dos deputados Carlos Zarattini, Valmir Assunção (PT-BA) e a Benedita da Silva (PT-RJ), que prevê prorrogação e aprimoramento da Lei de Cotas nas Universidades.

O autor do PL, deputado Zarattini, afirmou que a Lei de Cotas é importante, pois ela democratiza o acesso ao ensino superior no Brasil e alertou sobre as tentativas de ataques às cotas raciais no Brasil. “O certo é a gente ter uma universidade que represente o povo brasileiro para isso precisa da Lei de Cotas. O que não podemos esquecer é que, “Aqui nesse parlamento não tem vácuo, se a gente não avança, os outros avançam. E a gente tem que se preparar para enfrentar porque tem projeto aqui para acabar com a cota racial”.

Zarattini criticou ainda o ataque à gratuidade das universidades públicas e afirmou que a alternativa é a realização de uma reforma tributária que taxe os bilionários do país e diminua os impostos para a maioria do povo brasileiro.

“Eles começam dizendo que vão cobrar mensalidade só dos ricos. Mentira! Daqui a pouco vão começar a cobrar de todo mundo. Nós precisamos de um sistema tributário que taxe os bilionários para financiar a universidade. Cobrar, tributar lucros e dividendos dos ricos, que no Brasil não é cobrado, e fazer o financiamento do SUS e da universidade”, defendeu Zarattini.

Também estiveram presentes na reunião: o deputado Bira do Pindaré, relator do projeto, Bruna Brelaz, presidente da União Nacional dos Estudantes, o Frei David, o professor José Vicente, reitor da universidade Zumbi dos Palmares, Ana Paula, representante da JSB, Dr. Silvio Luiz de Almeida, Relator da Comissão de juristas criada pela Câmara dos Deputados, Dra. Rita Cristina Oliveira, Defensora Pública da União e mais 39 deputados.

Assine o nosso abaixo-assinado: https://carloszarattini.com.br/cotas/

Confira a participação do deputado Carlos Zarattini na Audiência Pública