Zarattini apoia o tombamento da Casa de Axé da Nação Efon como Patrimônio Histórico e Cultural da cidade de Guarulhos

A iniciativa vai garantir a preservação das tradições religiosas para as próximas gerações, além de possibilitar a realização de investimentos para manter a integridade do local

10 maio 2022, 17:17 Tempo de leitura: 1 minuto, 7 segundos
Zarattini apoia o tombamento da Casa de Axé da Nação Efon como Patrimônio Histórico e Cultural da cidade de Guarulhos

A Casa de Axé da Nação Efon, símbolo histórico de resistência cultural, deverá, em breve, se tornar um Patrimônio Histórico e Cultural da cidade de Guarulhos. O tombamento do espaço foi discutido nesta terça-feira, 10, durante reunião na Secretaria Municipal de Guarulhos, e contou com a participação do deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP).

A iniciativa vai garantir a preservação das tradições religiosas para as próximas gerações, além de possibilitar a realização de investimentos para manter a integridade do local. Também estavam presentes o secretário de Cultura e prefeito interino, Jesus Roque de Freitas, o representante do templo, Baba Kati D’Odé, a deputada estadual Leci Brandão (PCdoB-SP), o presidente do Conselho Patrimônio Histórico, Ricardo Balconi, o líder comunitário João da Cadesc e o ex-vereador do PT Claudilson Pezão.

A expectativa é de que a solicitação seja atendida nos próximos dois meses. A Casa Ilê Axé Omon Obá Olooke Ty Efon preserva as tradições afro-brasileiras, com mais de 50 anos de fundação. “O Brasil tem uma dívida histórica com os povos africanos. É nosso dever valorizar e garantir a preservação dessas culturas que fazem parte da construção do nosso país”, disse Zarattini.

Confira mais fotos da reunião: