Militares precisam cuidar da defesa do Brasil e não do processo eleitoral, diz Zarattini

O parlamentar chamou a atenção para as constantes tentativas do presidente da República, Jair Bolsonaro, em criar polêmicas em torno do sigilo das urnas e usar os militares para ameaçar e tumultuar o sistema eleitoral, com o objetivo de destruir a democracia

10 maio 2022, 20:25 Tempo de leitura: 1 minuto, 12 segundos
Militares precisam cuidar da defesa do Brasil e não do processo eleitoral, diz Zarattini
Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

O papel dos militares no Brasil é cuidar da defesa nacional e não do sistema eleitoral brasileiro, afirmou o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP), nesta terça-feira, 10, no Plenário da Câmara dos Deputados. Segundo Zatattini, o papel das Forças Armadas “não é se meter nas eleições e sim garantir que a Pátria não seja atacada e que as estratégias sejam mantidas”.

O parlamentar chamou a atenção para as constantes tentativas do presidente da República, Jair Bolsonaro, em criar polêmicas em torno do sigilo das urnas e usar os militares para ameaçar e tumultuar o sistema eleitoral, com o objetivo de destruir a democracia. “Ele fica o tempo todo agitando essa questão. Começou aqui com o voto impresso, que não foi aprovado nesta Casa, e agora se utiliza dos militares para tumultuar o processo eleitoral. Estamos vendo uma situação estapafúrdia e o objetivo disso é desacreditar o resultado eleitoral”, alertou Zarattini.

No entanto, o deputado lembrou que as constantes fake news lançadas pelos bolsonaristas sobre as urnas não vão prejudicar somente a eleição presidencial. “Se não valerem as eleição para presidente, valerão as eleições para governador? Valerão as eleições para senador? E as eleições dos 513 deputados, cujo resultado saberemos na noite do dia 2 de outubro, serão anuladas também?”, questionou.