Retrocessos sofridos por imigrantes no Brasil preocupam organizações de direitos humanos

Zarattini afirmou que os retrocessos promovidos pelo atual governo também afetaram os imigrantes e refugiados que vivem no Brasil.

28 abr 2022, 17:47 Tempo de leitura: 1 minuto, 7 segundos
Retrocessos sofridos por imigrantes no Brasil preocupam organizações de direitos humanos
Foto: José Odeveza

As violações de direitos humanos e os desafios enfrentados pelos imigrantes no Brasil são inúmeros e, diante da gravidade da situação, a luta desses povos ganhou o apoio do deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP). Ele participou, nesta quarta-feira (27), do lançamento da publicação do projeto “PerCursos: em defesa dos direitos humanos”. A iniciativa foi realizada pelas organizações Terra de Direitos e Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), em parceria com as Blogueiras Negras.


A publicação traz textos autorais, a partir de discussões consideradas centrais para o aprofundamento nos debates sobre as violações de direitos, além dos problemas e desafios enfrentados pelos defensores que atuam no contexto da migração.


O deputado, que é representante da Comissão de Relações Exteriores e da Comissão Mista Permanente dos Refugiados da Câmara dos Deputados, recebeu, ainda, uma carta política de reivindicações dos direitos de imigrantes. Zarattini afirmou que os retrocessos promovidos pelo atual governo também afetaram os imigrantes e os refugiados que vivem no Brasil. “Essas pessoas deixaram seus países de origem, suas famílias, suas culturas e entraram no Brasil em busca de uma vida melhor. O mínimo que o poder público pode fazer é garantir que elas sejam tratadas com respeito e dignidade.”