Pessoas com câncer são vítimas da doença e do governo Bolsonaro

Câmara dos Deputados aprova Proposta de Emenda à Constituição nº 517/10 que permite à iniciativa privada produção de radiofármacos para diagnósticos e terapias de diversas doenças, entre elas, o câncer.

7 abr 2022, 17:26 Tempo de leitura: 0 minutos, 58 segundos
Pessoas com câncer são vítimas da doença e do governo Bolsonaro
Foto: Arquivo/Câmara dos Deputados

Com voto contrário do Partido dos Trabalhadores e outras bancadas da oposição, a Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (5), a Proposta de Emenda à Constituição nº 517/10, que permite à iniciativa privada produção de radiofármacos que são produtos utilizados na medicina nuclear para diagnósticos e terapias de diversas doenças, entre elas, o câncer.

O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) alertou que a aprovação dessa PEC abre espaço para o monopólio privado “Poucas empresas que produzem radiofármacos vão se aproveitar dessa PEC para vender os seus produtos pelos preços que desejarem. O que vai acontecer é que os mais pobres não vão ter condições de fazer seus tratamentos, enquanto as grandes indústrias vão lucrar às custas da miséria do povo”

Zarattini criticou ainda o governo Bolsonaro pela falta de investimento para produção de radiofármacos. “O Instituto de Pesquisas Nucleares de São Paulo é um centro de excelência e desenvolve há décadas pesquisas em radiofármacos e pesquisas nucleares e produz de forma muito competente esses produtos”.