POLÍTICA

O programa Pauta Brasil dessa sexta-feira, 25 de fevereiro, apresentou os resultados do estudo do Núcleo de Opinião Pública, Pesquisas e Estudos da Fundação Perseu Abramo (Noppe/FPA) intitulado “Percepções e Valores da Sociedade Brasileira Não-Polarizada”

28 fev 2022, 19:00 Tempo de leitura: 3 minutos, 34 segundos
POLÍTICA

Pauta Brasil debate estudo Percepções e Valores da Sociedade Brasileira Não Polarizada

O programa Pauta Brasil dessa sexta-feira, 25 de fevereiro, apresentou os resultados do estudo do Núcleo de Opinião Pública, Pesquisas e Estudos da Fundação Perseu Abramo (Noppe/FPA) intitulado Percepções e Valores da Sociedade Brasileira Não-Polarizada” [clique aqui para acessar].

Participaram desse programa Carlos Henrique Árabe, diretor da Fundação Perseu Abramo, e Isabela Kalil, doutora em Antropologia pela USP, coordenadora do Núcleo de Etnografia Urbana da FESPSP, com a mediação de Jordana Dias Pereira, mestre em Sociologia, coordenadora do Noppe.

Produzida no final de 2021 pela equipe do Noppe, em parceria com os professores da Fundação Escola de Sociologia e Política (FESP/SP) Isabela Kalil e William Nozaki, o estudo traça um quadro amplo e detalhado a respeito da formação, valores, visões de mundo e cultura política de parcelas da população de baixa e média renda com posicionamento político não polarizado.

A amostra contou com homens e mulheres economicamente ativos das cinco regiões do país, moradores de capitais ou cidades do interior, segmentados por idade (18 a 25 anos, 36 a 50 anos), renda (até 2 salários mínimos e de 2 a 5 salários mínimos) e raça (negros e brancos), com perfil atitudinal não polarizado, a partir dos critérios utilizados em “sentimentos em relação ao PT” pelo instituto Vox Populi em 2019.

Carlos Henrique Árabe inicia falando sobre o cenário em que surge à proposta do estudo. “A nossa primeira preocupação com esse estudo era saber o que estava acontecendo no pensamento político e social de um país que viveu conjunturas extremamente variadas nos últimos dez anos. Passamos de governos eleitos para um governo imposto e até uma eleição questionada quanto a sua legitimidade”. Sobre o público do estudo, o diretor da FPA diz que se buscou uma parte da sociedade que não está alinhada politicamente a uma histórica polarização brasileira, que se formou, a partir dos anos 1990, em torno de ideias progressistas, de um lado, e conservadoras, de outro, por exemplo. “A questão é que não estamos diante de uma sociedade perfeitamente polarizada… Há uma parte da classe trabalhadora que se move até pra formar uma maioria”, conclui Carlos Henrique.

Isabela Kalil frisa que se trata de um estudo qualitativo, com entrevistas que chegavam a durar duas horas ou mais, o que possibilitou aprofundar os temas em questão. Outro ponto que a antropóloga destaca é perfil do público do estudo, que nas pesquisas quantitativas corresponde a “uma parcela do eleitorado que já foi 40% e agora está em torno de 30%, não é uma porcentagem a se desprezar. É uma faixa do eleitorado que está em disputa porque não adere de forma clara nem a Lula, nem a Bolsonaro”. Isabela menciona que no processo de elaboração do estudo, os pesquisadores tinham a impressão de que conversariam com uma parcela da população que é indecisa ou não tem grande apreço pela política. “Mas esse eleitor não desistiu da vida política e tem apreço pelas instituições democráticas e entende a importância do voto. Mas há uma desconfiança grande dos atores políticos, principalmente no legislativo”, diz Isabela.

O debate prossegue com questões inclusive dos resultados do estudo colocadas pela mediadora.

Assista a íntegra do programa.

Pauta Brasilrecebe especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates são realizados nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e são transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.

O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. Clique aqui e acesse a lista de reprodução com os 66 programas.

Matéria publicada originalmente no site da Fundação Perseu Abramo e replicada neste canal.