Zarattini: Auxílio-Gás é uma vitória, mas governo destinou poucos recursos

O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP), autor do projeto de lei (PL 1347/21), que criou o Auxílio-Gás no Brasil, aprovado pelo Congresso Nacional em outubro do ano passado, participou do Jornal Rádio PT na manhã desta terça-feira (25), e ressaltou que o gás é um item de primeira necessidade das famílias brasileiras.

25 jan 2022, 18:41 Tempo de leitura: 1 minuto, 51 segundos
Zarattini: Auxílio-Gás é uma vitória, mas governo destinou poucos recursos
Deputado Carlos Zarattini – Foto: Gustavo Bezerra

O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP), autor do projeto de lei (PL 1347/21), que criou o Auxílio-Gás no Brasil, aprovado pelo Congresso Nacional em outubro do ano passado, participou do Jornal Rádio PT na manhã desta terça-feira (25), e ressaltou que o gás é um item de primeira necessidade das famílias brasileiras. O projeto do deputado Zarattini foi assinado por todos os parlamentares da Bancada do PT na Câmara.

Zarattini comemora o auxílio de R$ 52, que começou a ser pago a 5,47 milhões de famílias, mas afirma que será necessário lutar para ampliar o número de famílias pobres que ficaram de fora do benefício, por corte do governo federal. Conforme o parlamentar, o recurso deveria garantir acesso ao Auxílio-Gás para 24 milhões de famílias.

“O governo colocou o benefício para 5 milhões de famílias, sendo que o recurso deveria garantir 24 milhões de famílias, que precisam do Auxílio-Gás. Outras 19 milhões de famílias ficaram de fora e será necessária muita pressão, pois a situação econômica dessas famílias vai se agravar. Temos aumento de combustíveis semanalmente.

Os beneficiários recebem R$ 52 como ajuda para adquirir um botijão de gás, medida necessária diante do aumento abusivo dos preços, culpa da política adotada na Petrobras pelo governo de Jair Bolsonaro (veja aqui o calendário de pagamento).

“Essa política de preços do governo não ajuda o desenvolvimento nacional, não ajuda a economia. Eu sempre procuro ajudar a maioria do povo brasileiro, principalmente com projetos de lei ligados à situação econômica da sociedade”.

A Petrobras acabou sendo uma das principais responsáveis pela inflação acima dos 10% registrada em 2021. Os combustíveis, ao lado dos alimentos e da conta de luz, são um dos itens que mais vêm massacrando o orçamento das famílias, que têm sido obrigadas a conviver ainda com a ameaça da fome e do desemprego.

Do PT Nacional

Matéria publicada originalmente no site PT na Câmara e replicada neste canal.