Aprovação de Bolsonaro cai a 19%; economia preocupa brasileiros

A popularidade de Jair Bolsonaro nunca esteve tão baixa com os brasileiros, que têm na situação da economia sua maior preocupação, mostra pesquisa do instituto AtlasIntel, publicado nesta segunda-feira (29), pelos jornais El País e Valor Econômico.

29 nov 2021, 16:19 Tempo de leitura: 2 minutos, 30 segundos
Aprovação de Bolsonaro cai a 19%; economia preocupa brasileiros

Índice é o mais baixo desde que Bolsonaro virou presidente, mostra pesquisa AtlasIntel. Inflação, fome e desigualdade estão no centro das preocupações dos brasileiros. Avaliação positiva de Lula sobe.

Imagem: site do PT

A popularidade de Jair Bolsonaro nunca esteve tão baixa com os brasileiros, que têm na situação da economia sua maior preocupação, mostra pesquisa do instituto AtlasIntel, publicado nesta segunda-feira (29), pelos jornais El País e Valor Econômico.

Segundo o levantamento, apenas 19% da população classificam a gestão do ex-capitão como boa ou ótima, enquanto 59,7% a consideram ruim ou péssima. Nos últimos seis meses, entre maio e novembro, a avaliação positiva despencou 12 pontos percentuais, indo de 31% para o atual índice, que é o mais baixo já registrado pelo atual governo (veja gráfico abaixo).

Quando são oferecidas apenas duas opções aos entrevistados (dizer se aprovam ou desaprovam o governo Bolsonaro), a rejeição é ainda maior: 65,3% dizem desaprovar, contra só 29,3% que afirmam aprovar.

desastrosa gestão econômica de Bolsonaro e seu ministro da Economia, Paulo Guedes, é rejeitada pela população. Juntos, os temas pobreza e desigualdade social, inflação, impostos, desemprego e crescimento econômico são citados por 59% dos entrevistados como o maior problema do Brasil atualmente. “Essa é uma preocupação que penetra todos os segmentos da sociedade”, diz o cientista político Andrei Roman, CEO do AtlasIntel. Segundo ele, o levantamento desmente o mito de que a popularidade de Bolsonaro não ficaria abaixo de 30%.

Para o líder do Partido dos Trabalhadores no Senado, Paulo Rocha (PT-PA), o estudo mostra que o povo não engole mais as fake news de Bolsonaro, que tenta vender um Brasil que não existe. “O governo Bolsonaro cai todo dia. Ele fala de um Brasil que não existe cheio de fake news, mas a realidade do BolsoCARO bate na porta do trabalhador”, afirmou Rocha pelo Twitter.

Avaliação positiva de Lula sobe

Ao mesmo tempo em que vê sua popularidade afundar à medida em que sua incompetência faz o povo brasileiro sofrer com fome, inflação e desemprego, Bolsonaro é obrigado a ver a avaliação positiva do presidente Lula subir. O petista é a figura pública mais bem avaliada no levantamento, com 48% dos brasileiros afirmando ter uma imagem positiva dele. O índice é 2 pontos percentuais mais alto que o observado em setembro e 18 pontos percentuais maior que a do ex-juiz Sergio Moro, já considerado suspeito e parcial pelo Supremo Tribunal Federal ao julgar Lula.

O levantamento ouviu dos 4.921 pessoas de forma on-line, via convites randomizados, entre os dias 23 e 26 de novembro. A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos, e índice de confiança é de 95%.

Imagem: site do PT

Publicado originalmente no site do PT.