Zarattini quer estabelecer novembro como o mês da segurança aquática.

Para prevenir afogamentos, conscientizar a população sobre os altos riscos de acidentes aquáticos e valorizar os profissionais da área, o deputado federal Carlos Zarattini apresentou o projeto de lei 3699/21 que institui novembro como o mês da segurança aquática.

26 nov 2021, 16:04 Tempo de leitura: 0 minutos, 59 segundos
Zarattini quer estabelecer novembro como o mês da segurança aquática.


Para prevenir afogamentos, conscientizar a população sobre os altos riscos de acidentes aquáticos e valorizar os profissionais da área, o deputado federal Carlos Zarattini apresentou o projeto de lei 3699/21 que institui novembro como o mês da segurança aquática. A intenção é que o período seja usado para campanhas de prevenção.


Segundo Zarattini, autor da matéria, o projeto foi apresentado com a intenção de educar a população sobre os riscos aquáticos e estabelecer políticas públicas de enfrentamento a essas questões. “O nosso objetivo é que durante o mês de novembro o Poder Público promova ações educativas para prevenção de acidentes em meio aquático. A longo prazo, essa medida pode representar uma queda no índice de afogamentos”.


Os afogamentos representam um relevante problema de saúde pública no Brasil. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), 5.627 brasileiros morreram afogados em 2019. Já os incidentes que não levaram à óbito chegam a mais de 100 mil. A organização aponta ainda que entre crianças e adolescentes de 1 e 18 anos o afogamento representa uma das quatro principais causas de morte.