Novembro Negro: raça no centro do debate

Durante o mês de novembro, a Fundação Perseu Abramo realiza seu Novembro Negro, série de atividades que coloca o combate ao racismo e a luta pela igualdade racial no centro do debate.

19 nov 2021, 14:49 Tempo de leitura: 3 minutos, 5 segundos
Novembro Negro: raça no centro do debate

Durante o mês de novembro, a Fundação Perseu Abramo realiza seu Novembro Negro, série de atividades que coloca o combate ao racismo e a luta pela igualdade racial no centro do debate.

Abaixo, listamos algumas atividades em destaque:

Teoria e Debate

A edição 214 da revista Teoria e Debate tem como tema a esquerda negra. Clique aqui e acesse o índice da edição.

A entrevistada da edição é a escritora Conceição Evaristo, que fala sobre sua formação, militância política, a luta contra o racismo, a esquerda, utopia e seu processo de escrita.

A seção Em Debate conta com contribuições da deputada federal Benedita da Silva e de Flávio Jorge Rodrigues da Silva, ativista da Soweto Organização Negra na cidade de São Paulo, da Executiva da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen) e ex-secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT (1995-1999).

Revista Reconexão Periferias

O tema da edição de novembro da Revista Reconexão Periferias é o direito da população negra de viver com dignidade. Clique aqui para saber mais sobre a edição e clique aqui para baixá-la.

Pauta Brasil

O programa Pauta Brasil discutiu no dia 17 de novembro as as relações Brasil-África. Para isso, recebeu Acácio Almeida, professor da área de África Contemporânea do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC), e Maria Inês da Silva Barbosa, assistente social, mestre em Serviço Social, doutora em Saúde Pública e ativista dos movimentos social e negro. A mediação foi de Martvs das Chagas, secretário nacional de combate ao racismo do PT. Clique aqui para assistir ao programa.

No dia 19 de novembro, o programa discutirá o Brasil transformado pelo movimento negro e contará com as presenças de Makota Celinha Gonçalves, jornalista, empreendedora social da Rede Ashoka e coordenadora nacional do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (Cenarab); Renato Ferreira, advogado, especialista e professor de Relações Raciais, Direitos Humanos, Política Pública e Gestão para a Diversidade; e Selma Dealdina, quilombola do Angelim III, organizadora do livro Mulheres Quilombolas: territórios de existências negras femininas. A mediação será de Roberto Borges, professor titular do Departamento de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (Leani).

Focus Brasil

A edição da revista Focus Brasil a ser publicada no dia 20 de novembro terá como destaque o Novembro Negro. O entrevistado da edição será o advogado Silvio Almeida, professor da Fundação Getúlio Vargas e da Universidade Presbiteriana Mackenzie, presidente do Instituto Luiz Gama e colunista da Folha de S. Paulo.

Livros editados pela FPA

A Fundação Perseu Abramo disponibiliza em seu site diversos livros que discutem a realidade brasileira e as possibilidade de tornar o país mais justo e igualitário. Destacamos abaixo os títulos que abordam diretamente as relações raciais (clique no título para acessar):

– O escravismo colonial;
– A escravidão reabilitada;
– Afro-Latino América: Versus;
– O Negro e o socialismo;
– Hip hop, a periferia grita;
– Slam Nacional em Dupla;
– Iniciativa negra por uma nova política sobre drogas: um olhar preciso;

Apesar de não estar disponível para download, outro importante título lançado pela Fundação Perseu Abramo, em coedição com o Sesc SP foi o livro Movimento Negro Unificado, que pode ser encontrado na loja do Sesc (clique aqui para acessar).

Publicado no site da Fundação Perseu Abramo.