“A desigualdade social vai crescer com o fim do auxílio emergencial e do Bolsa Família”, denuncia Zarattini

Em discurso no Plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, o deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP) criticou a decisão do governo federal de acabar com o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial.

18 nov 2021, 14:12 Tempo de leitura: 1 minuto, 4 segundos
“A desigualdade social vai crescer com o fim do auxílio emergencial e do Bolsa Família”, denuncia Zarattini
Arquivo Câmara dos Deputados

Em discurso no Plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, o deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP) criticou a decisão do governo federal de acabar com o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial. Na avaliação do parlamentar, a substituição dos programas pelo Auxílio Brasil, com validade até o fim de 2022, é uma jogada eleitoreira de Bolsonaro e que vai deixar milhões de famílias sem assistência social.

Segundo levantamento da Bancada do PT na Câmara, o Auxílio Emergencial era pago para 38 milhões de famílias e o novo programa prevê a inclusão de apenas 17 milhões. “Bolsonaro vai deixar 21 milhões de famílias sem acesso a qualquer benefício do governo, sendo que só em São Paulo serão 5 milhões. Isso é um crime e vamos lutar contra. Queremos auxílio sim, mas de R$ 600”, defendeu.  

Auxílio gás – Zarattini também criticou a demora do presidente da República na sanção do projeto de Lei 1374/2021, de sua autoria, que concede desconto de 50% na compra do botijão de gás para famílias de baixa renda. O prazo final para sanção ou veto é 19 de novembro.

Veja o discurso completo: