Lula é recebido pelo presidente da França, Emmanuel Macron

Macron recebeu Lula no Palácio do Eliseu, em Paris, com toda a pompa reservada aos chefes de Estado

17 nov 2021, 19:22 Tempo de leitura: 1 minuto, 47 segundos
Lula é recebido pelo presidente da França, Emmanuel Macron

Macron recebeu Lula no Palácio do Eliseu, em Paris, com toda a pompa reservada aos chefes de Estado

Ricardo Stuckert

Na viagem que faz pela Europa desde o último dia 11, Lula tem tido uma “calorosa recepção”, como destacou a imprensa internacional, e o tratamento de um verdadeiro chefe de Estado. Prova disso foi o encontro que teve, nesta quarta-feira (17), com o presidente da França, Emmanuel Macron.

Lula chegou ao Palácio do Eliseu, sede do governo francês, no fim da manhã, onde era esperado por Macron na entrada (veja vídeo abaixo).

Como havia antecipado na terça-feira (16), ao proferir uma palestra no renomado instituto SciencesPo, Lula discutiu com o líder francês a cooperação entre os países europeus e da América Latina na busca de soluções para os desafios globais atuais, como a busca por um comércio mais justo e solidário e a superação da fome, da miséria e dos impactos das mudanças climáticas.

Pouco antes do encontro, Lula lembrou que um dos objetivos de sua viagem é colaborar para melhorar a imagem do país no exterior, uma vez que a política externa do governo Bolsonaro só tem levado ao isolacionismo.

Estou viajando para dizer ao mundo que o que o Brasil tem de melhor é o povo brasileiro. O Brasil não se resume a seu atual governante. Essa é a razão da minha viagem. Recuperar a confiança no Brasil”, publicou Lula no Twitter.

Encontros com lideranças

Nessa viagem, Lula tem se encontrado com diferentes lideranças sociais, intelectuais e políticas, como a secretária-geral da Confederação Sindical Internacional (ITUC), Sharan Leslie Burrow, na Bélgica; o vencedor das eleições e futuro primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz; e a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.

Para parlamentares do Partido dos Trabalhadores, os encontros com Macron e outras autoridades mostram que Lula é reconhecido pela comunidade política internacional como um importante líder não só do Brasil, mas globalmente.

Matéria publicada originalmente no site Partido dos Trabalhadores e replicada neste canal.