Lula se encontra com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo

Lula e Hidalgo almoçaram juntos nesta terça-feira, pouco menos de dois anos após a francesa conceder ao brasileiro o título de Cidadão Honorário de Paris

16 nov 2021, 17:29 Tempo de leitura: 1 minuto, 44 segundos
Lula se encontra com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo

Lula e Hidalgo almoçaram juntos nesta terça-feira, pouco menos de dois anos após a francesa conceder ao brasileiro o título de Cidadão Honorário de Paris

Foto: Ricardo Stuckert

Lula almoçou, nesta terça-feira (16), com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo. O encontro faz parte da agenda que o ex-presidente cumpre na Europa, onde vem debatendo com os principais líderes políticos e sociais daquele continente os caminhos do mundo e o papel do Brasil no cenário global pós-pandemia.

“Obrigada, querido Lula, por sua amizade e por estar ao meu lado hoje. Apesar de todos aqueles que jogam com o medo e querem nos dividir, ambos compartilhamos da mesma luta contra o populismo, na França e no Brasil”, postou, nas redes sociais, Hidalgo, que se tornou a primeira mulher a governar a capital francesa em 2014, sendo reeleita para o cargo no ano passado. A integrante do Partido Socialista é também considerada um forte nome nas eleições presidenciais francesas de 2022. 

Lula também registrou a reunião no Twitter, lembrando que a última vez que encontrou a prefeita foi em março de 2020, quando recebeu dela o título de Cidadão Honorário de Paris. O prêmio, que já foi concedido a personalidades como Nelson Mandela, Taslima Nasreen e Shirin Ebadi, foi aprovado em outubro de 2019 pela Câmara Municipal de Paris, como um reconhecimento de que Lula foi perseguido judicialmente no Brasil por sua defesa dos direitos humanos, da justiça social e do meio ambiente.

Recepção calorosa na Europa

Lula chegou à Europa no último dia 11, com uma agenda que inclui também passagens pela Alemanha, Espanha e Bélgica. A imprensa internacional teceu vários elogios às manifestações do ex-presidente em seus primeiros dias de viagem e destacou a calorosa recepção que ele tem tido, em contraste com o “isolamento de Bolsonaro no G20”, como escreveu a agência Bloomberg.

Matéria publicada originalmente no site Partido dos Trabalhadores e replicada neste canal.