Projeto que destina recursos a bolsistas é aprovado em comissão e vai ao plenário

Após muita pressão dos partidos de oposição, a Comissão Mista de Orçamento aprovou o Projeto de Lei do Congresso Nacional nº 17, de autoria do Poder Executivo, que dispõe de crédito suplementar para governo, incluindo R$ 43 milhões para pagamento de auxílios financeiros em atraso para estudantes que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica.

29 out 2021, 13:46 Tempo de leitura: 1 minuto, 6 segundos
Projeto que destina recursos a bolsistas é aprovado em comissão e vai ao plenário
Foto: Arquivo Câmara dos Deputados

Após muita pressão dos partidos de oposição, a Comissão Mista de Orçamento aprovou o Projeto de Lei do Congresso Nacional nº 17, de autoria do Poder Executivo, que dispõe de crédito suplementar para governo, incluindo R$ 43 milhões para pagamento de auxílios financeiros em atraso para estudantes que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica. Apesar da aprovação do crédito na Comissão, o plenário do Congresso ainda precisa analisar a proposta. 

O vice-líder da Comissão Mista de Orçamento, deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP), criticou o governo federal pelo atraso no pagamento e as manobras para impedir a votação. “Eu só tenho a lamentar essa situação. É uma vergonha que o governo atrase o pagamento de bolsa de estudante. Essa é uma despesa corrente do governo e tem que estar no orçamento, não tem nem que estar sendo discutida. É um absurdo a gente estar aqui debatendo esse assunto.”

Zarattini afirmou que a bancada do Partido dos Trabalhadores vai obstruir todas as votações até que o tema seja votado no Congresso. “Não vamos concordar com a realização de uma sessão se não for para votar o PLN 17”.