27 de outubro. Neste dia, há 76 anos, nascia em Garanhuns, no interior de Pernambuco, Luiz Inácio Lula da Silva. O menino que venceu a fome e chegou a São Paulo aos 7 anos, após uma viagem de pau-de-arara com a mãe, Dona Lindu, e irmãos, sonhava em ser jogador de futebol. A vida, no entanto, o fez engraxate, vendedor de amendoim, torneiro mecânico, líder sindical, deputado constituinte e o melhor presidente que o Brasil já teve – e não somos só nós que dizemos; várias pesquisas constatam esse fato!
Confira 76 fatos sobre a vida de Lula
Este aniversário tem um sabor especial. É o primeiro desde que Lula, como garantiu que faria, provou sua inocência e mostrou ter sido vítima de uma perseguição jurídica que tentou destruir sua liderança política. Tentativa fracassada, que, embora o tenha tirado das eleições de 2018 e o mantido preso por 580 dias, não chegou nem perto de apagar o brilho deste brasileiro gigante. Aos 76 anos, Lula não só está livre e inocente, como representa a esperança de que o Brasil pode voltar a ser feliz e acreditar no futuro.
A prova de que Lula representa a esperança está nas incontáveis manifestações de carinho que vem recebendo desde o começo do dia. Mensagens de colegas do Partido dos Trabalhadores; lideranças políticas e sociais; intelectuais e artistas; estudantes, trabalhadores, brasileiros e cidadãos do mundo fizeram com que as hashtags #LulaDay e #ParabensPresidenteLula logo chegassem ao topo dos assuntos mais comentados do Twitter. São muitos os que lhe mandam felicitações e pedem para que ele lidere o país novamente rumo à soberania, à justiça social, à igualdade, à paz e à tolerância.
“Hoje é dia dele, do presidente que governou paro o povo! Do homem que dedicou e dedica sua vida na luta por justiça, igualdade, oportunidade para as pessoas. Parabéns, presidente Lula. Muita saúde e força para continuar essa caminhada e obrigada por nos esperançar por um país melhor!”, escreveu no Twitter a presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR).
Matéria publicada originalmente no site PT na Câmara e replicada neste canal.