Forças Armadas não podem ser partidarizadas, afirmam petistas em audiência com Braga Netto

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) falou sobre o Livro Branco da Defesa Nacional (LBDN) e sobre as dificuldades que as Forças militares brasileiras estão tendo em relação a falta de financiamento.

27 out 2021, 19:43 Tempo de leitura: 1 minuto, 40 segundos
Forças Armadas não podem ser partidarizadas, afirmam petistas em audiência com Braga Netto

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados recebeu nesta quarta-feira (27) o ministro da Defesa, general Walter Braga Netto. Os parlamentares do PT na Câmara questionaram o general sobre seu indiciamento na CPI da Covid, sobre a implantação da Política Nacional de Defesa (PND), do Livro Branco da Defesa Nacional (LBDN) e sobre as privatizações que vem ocorrendo no Brasil com o governo Bolsonaro. Também estiveram presente, o comandante da Marinha do Brasil, almirante Almir Garnier dos Santos; o comandante do Exército Brasileiro, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira e o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

Livro Branco

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) falou sobre o Livro Branco da Defesa Nacional (LBDN) e sobre as dificuldades que as Forças militares brasileiras estão tendo em relação a falta de financiamento.

“É evidente a situação de penúria das Forças Armadas Brasileiras. As vezes ouvimos falar com tanta galhardia de vários projetos, mas todos sabemos das dificuldades que tem o Exército de manter os seus recrutas, que tem a Aeronáutica de ter combustível para manter seus voos, as dificuldades que tem a Marinha para fazer a manutenção dos seus navios e até mesmo comprar novos navios para substituir alguns que já não tem a menor condição e navegar, é ums situação muito difícil. O mais contraditório disso tudo é que esse governo que bate no peito falando das “minhas Forças Armadas” não resolve o problema do financiamento. Essa questão deveria ser o centro desse livro branco”, apontou Zarattini.

Para ele é preciso buscar fontes de financiamento para as Forças Armadas. “Existem inúmeras possibilidades e formar uma fonte de financiamento que não esteja submetida ao teto de gastos, se não é impossível”.

Lorena Vale

Matéria publicada originalmente no site Partido dos Trabalhadores e replicada neste canal.