21 milhões de pessoas podem ficar sem assistência social caso o Auxílio Brasil seja aprovado

O deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP) criticou a Medida Provisória 1061/2021 do governo federal que cria o Auxílio Brasil, em substituição ao Bolsa Família.

20 out 2021, 16:19 Tempo de leitura: 1 minuto, 1 segundo
21 milhões de pessoas podem ficar sem assistência social caso o Auxílio Brasil seja aprovado
Fotos: Arquivo/Câmara dos Deputados

Em discurso no Plenário da Câmara, o deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP) criticou a Medida Provisória 1061/2021 do governo federal que cria o Auxílio Brasil, em substituição ao Bolsa Família. Esse programa que surge justamente no momento em que Bolsonaro enfrenta forte queda em sua popularidade e já ficou conhecido como bolsa reeleição.

Zarattini lembrou que há meses o governo fala em mudanças no Bolsa Família sem conseguir apresentar uma proposta que, de fato, preste assistência social aos milhões de brasileiros que estão em vulnerabilidade social. De acordo com o parlamentar, a proposta vai deixar 21 milhões de brasileiros sem qualquer amparo do governo federal. Isso porque hoje o auxílio emergencial beneficia 38 milhões e o Auxílio Brasil vai contemplar apenas 17 milhões.

“Bolsonaro mente ao dizer que sua proposta vai aperfeiçoar o programa Bolsa Família. “Essa proposta é criminosa e uma grande embromação.  O governo engana a população com um novo benefício, mas na realidade o Auxílio Brasil, se aprovado, vai milhões de famílias de baixa renda sem qualquer amparo do governo”, criticou o parlamentar.