Zarattini critica política de preços dos combustíveis da Petrobras e pede mudanças

“A Petrobrás precisa cumprir sua função estratégica de garantir petróleo e seus derivados para o Brasil no valor mais barato possível, mas é claro que isso não interessa ao governo de Bolsonaro que só se preocupa com o lucro de grandes acionistas internacionais.”

7 out 2021, 16:05 Tempo de leitura: 1 minuto, 21 segundos
Zarattini critica política de preços dos combustíveis da Petrobras e pede mudanças
Foto: Arquivo Câmara dos Deputados

Em 2021, o preço dos combustíveis no Brasil disparou diante da política adotada pela Petrobras, conhecida como Política de Paridade Internacional (PPI). Com isso, o valor do barril de petróleo acompanha a variação no mercado internacional e do dólar. Ou seja, o trabalhador brasileiro está pagando em dólar por um produto que é produzido no país.

Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, a gasolina subiu 54%, o óleo diesel 41,6% e o gás de cozinha 17,1%. Com os reajustes, o país enfrenta um efeito cascata nos preços dos produtos. O valor dos alimentos, por exemplo, disparou o que ocasionou aumento no custo de vida dos brasileiros.

Para minimizar a crise, o deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP) anunciou que vai pressionar pela aprovação imediata de medidas que reduzam a taxa de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre combustíveis como medida paliativa e imediata para forçar a queda nos preços.

O parlamentar afirmou ainda que o foco principal para reduzir de fato o valor dos combustíveis precisa ser a mudança da política da Petrobras adotada pelo governo. “A Petrobrás precisa cumprir sua função estratégica de garantir petróleo e seus derivados para o Brasil no valor mais barato possível, mas é claro que isso não interessa ao governo de Bolsonaro que só se preocupa com o lucro de grandes acionistas internacionais.”

Entenda porque o preço dos combustíveis não para de crescer: