Zarattini: Desconto no gás traz economia e segurança para famílias de baixa renda

O Plenário da Câmara pode votar hoje o projeto 1374/2021, de autoria do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), que prevê desconto no preço do gás de cozinha para famílias de baixa renda. O parlamentar comenta que o alto preço do produto está fazendo com que muitas famílias se arrisquem ao usar produtos alternativos para cozinhar, o que já provocou até mesmo acidentes fatais.

29 set 2021, 12:07 Tempo de leitura: 1 minuto, 27 segundos
Zarattini: Desconto no gás traz economia e segurança para famílias de baixa renda

O Plenário da Câmara pode votar hoje o projeto 1374/2021, de autoria do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), que prevê desconto no preço do gás de cozinha para famílias de baixa renda. O parlamentar comenta que o alto preço do produto está fazendo com que muitas famílias se arrisquem ao usar produtos alternativos para cozinhar, o que já provocou até mesmo acidentes fatais.

O congressista explica que o valor do gás tem subido acima da inflação porque a Petrobras e o governo vinculam o valor ao mercado internacional de petróleo, sem levar em conta os custos de produção da companhia, gerando lucro que é dividido pelo governo federal e pelos acionistas da empresa no mercado financeiro.

Por isso, o projeto de Carlos Zarattini estabelece que parte da arrecadação do governo com a venda de derivados de petróleo, convertida em royalties pela exploração das jazidas e em tributos como a Cide-Combustíveis, seja revertida para financiar as famílias com renda mensal igual ou menor a meio salário mínimo por pessoa. No entanto, o deputado avalia que a ação é paliativa, porque a solução adequada seria a revisão da política de preços dos combustíveis pela Petrobras.

Leia proposta na íntegra

Apresentação – Marcio Achilles Sardi – Matéria veiculada no Portal da Câmara