Lei amplia o limite de pontos na CNH para motoristas profissionais de 20 para 40 pontos

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) foi um dos grandes defensores da proposta e lutou pela aprovação do projeto. Segundo ele, um motorista profissional passa muito tempo ao volante, por isso está mais propenso a cometer infrações.

25 maio 2021, 11:54 Tempo de leitura: 1 minuto, 1 segundo
Lei amplia o limite de pontos na CNH para motoristas profissionais de 20 para 40 pontos
Arquivo Câmara dos Deputados

Entrou em vigor a nova lei 14071/20 que amplia o limite de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de 20 para 40 para motoristas profissionais, independentemente da natureza das infrações. A norma altera vários pontos do Código de Trânsito Brasileiro e vai beneficiar taxistas, caminhoneiros, motoristas de aplicativos e transporte escolar, entre outros. Vale ressaltar que, os motoristas profissionais que atingirem 30 pontos, dentro do prazo de 12 meses, ainda poderão fazer um curso de reciclagem e ter a sua pontuação zerada. Evitando assim, o risco de perda do direito de dirigir. 

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) foi um dos grandes defensores da proposta e lutou pela aprovação do projeto. Segundo ele, um motorista profissional passa muito tempo ao volante, por isso está mais propenso a cometer infrações. “Há anos venho lutando por essa alteração. Uma pessoa que dirige profissionalmente corre mais risco de ter a suspensão da CNH e isso pode significar perda de renda financeira. Neste momento de pandemia, isso não pode acontecer. Além disso, a mudança vai garantir geração e manutenção de empregos,” ressaltou.