Nota sobre a chacina em Jacarezinho no Rio de janeiro

O Partido dos Trabalhadores denuncia mais um episódio de necropolítica ocorrido no Brasil, desta vez no bairro do Jacarezinho na cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro.

7 maio 2021, 19:17 Tempo de leitura: 2 minutos, 15 segundos
Nota sobre a chacina em Jacarezinho no Rio de janeiro

O Partido dos Trabalhadores denuncia mais um episódio de necropolítica ocorrido no Brasil, desta vez no bairro do Jacarezinho na cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro.

Sob o argumento de proteger crianças que estariam sendo aliciadas pelo tráfico, foi promovida uma “operação de guerra” na periferia do Rio de janeiro, causando a morte de 25 pessoas, entre civis e policiais, a maior tragédia da história da segurança pública no Estado do Rio de janeiro.

As inúmeras cenas de perseguição policial fortemente armada foram transmitidas ao vivo pelos meios de comunicação. As cenas de execução de acusados foram presenciadas pelos moradores da comunidade, trabalhadores, negros e pobres na maioria, que tiveram suas casas invadidas, além de serem obrigadas a limpar a cena das execuções. Nem dentro do transporte público a comunidade foi poupada: duas pessoas foram alvejadas no trem que passava durante a tragédia.

Essas práticas típicas de um modelo altamente repressor e letal, em que o agente do Estado acusa, julga e executa, remetem a mecanismos autoritários de extermínio e violam de maneira contundente a democracia e os direitos humanos.

A ação desastrosa e letal ocorreu 12 horas após a visita do presidente da República ao novo governador do Rio de Janeiro, ambos defensores do Estado repressor que promove a morte como forma de enfrentar os problemas sociais.

Uma política de segurança pública de extermínio que, que trata a população pobre como inimiga, mata civis e militares!

Numa época de grande fragilidade devido à crise sanitária, na qual necessitamos de solidariedade e valorização a vida, mais um episódio tenebroso promovido por um Estado rancoroso, indiferente e altamente repressor. Que repudiamos e denunciamos!

Instamos a todos os setores democráticos que se solidarizem e denunciem internacionalmente esta violação de direitos humanos ocorrida no Brasil.

Gleisi Hoffmann                                                               Romênio Pereira

Presidenta Nacional do PT                                     Secretário de Relações Internacionais

Matéria publicada originalmente no site Partido dos Trabalhadores e replicada neste canal.