Corte orçamentário em universidades é demonstração de autoritarismo do governo Bolsonaro, afirmam petistas

“O ministro da educação é um projeto de sabujo de ditador. Para agradar seu chefe resolveu fazer cortes ideológicos nas verbas da universidade. Vai trabalhar! Tem muita coisa para fazer na educação ministro! ”.

30 abr 2019, 17:00 Tempo de leitura: 1 minuto, 32 segundos
Corte orçamentário em universidades é demonstração de autoritarismo do governo Bolsonaro, afirmam petistas
Foto: SECOM – UNB

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara usaram suas redes sociais nesta terça-feira (30) para acusar o ministro da Educação do governo Bolsonaro, Abraham Weintraub, de agir com autoritarismo e truculência ao cortar verbas das universidades federais. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o ministro tentou justificar o corte de 30% das dotações orçamentarias da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal Fluminense (UFF), explicando que “universidades que, em vez de procurar melhorar o desempenho acadêmico, estiverem fazendo balbúrdia, terão verbas reduzidas”.

Segundo o ministro, as universidades têm permitido a realização de eventos políticos, manifestações partidárias ou festas inadequadas ao ambiente universitário. Para a coordenadora da Frente Parlamentar de Valorização das Universidades Federais, deputada Margarida Salomão (PT-MG), a ação é a demonstração cabal da “face autoritária e tosca do governo Bolsonaro”.

“Cortar recursos de UnB, UFF e UFBA é, sem sombra de dúvida, o gesto que melhor representa a face autoritária e tosca do governo Bolsonaro. Autoritária, porque ataca a liberdade de expressão em ambiente público. Tosca, porque é flagrantemente ilegal e não prosperará”, afirmou Salomão. Até o final de abril as instituições deixaram de receber cerca de R$ 230 milhões.

Foto: Gustavo Bezerra

Na avaliação do líder da Minoria no Congresso e integrante da Frente Parlamentar de Valorização das Universidades Federais, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), os cortes nas universidades visa somente alimentar guerra ideológica. “O ministro da educação é um projeto de sabujo de ditador. Para agradar seu chefe resolveu fazer cortes ideológicos nas verbas da universidade. Vai trabalhar! Tem muita coisa para fazer na educação ministro! ”.

Matéria: Heber Carvalho / PT na Câmara